Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

LinkedIn mostra crescimento do trabalho remoto em novo levantamento

Um novo relatório do LinkedIn mostra que o trabalho remoto tem se tornado cada vez mais popular e as próprias empresas estão reconhecendo os seus benefícios. Além disso, o que a pesquisa evidencia também é que o recente retorno ao trabalho presencial nos escritórios está se estabilizando.

Segundo o relatório, a preferência pelo remoto chegou a quase 30%. Entre as principais vantagens desse modelo de trabalho estão a maior produtividade, os gastos indiretos mais baixos e um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Saiba mais sobre o estudo e conheça mais alguns benefícios do home office.

Volta a crescer a preferência pelo trabalho remoto

A mais recente pesquisa do Workforce Confidence Index do LinkedIn indica que o trabalho remoto voltou a ser preferência de um número elevado de pessoas. Nos últimos meses, a tendência era para um retorno gradual às atividades presenciais nos escritórios, situação essa que parece já estar se estabilizando.

Entre usuários norte-americanos do LinkedIn, a preferência pelo home office voltou a crescer e alcançou 28%. Em novembro do ano passado, a diferença entre aqueles que trabalhavam presencialmente (55%) e os que trabalhavam em casa (25%) era de 30%. Mas hoje a diferença é bem menor.

A pesquisa mostra que esse número caiu para 22% em janeiro de 2023. Já o trabalho híbrido foi de 16% para 18% e o número de profissionais trabalhando presencialmente nos escritórios foi de 55% para 50%. O estudo indica também que o trabalho remoto é mais comum em grandes corporações.

Além dos benefícios já citados, o funcionário em home office tem maior liberdade para trabalhar quando e onde preferir. Essa maior flexibilidade permite que adequem seus horários às suas necessidades, promovendo maior satisfação pessoal e redução do estresse.

E não só isso, mas o remoto também possibilita a contratação dos melhores talentos do mercado, uma vez que a distância física não é mais um impeditivo. Isso sem levar em consideração a diminuição dos gastos com aluguel e material de escritório, por exemplo.

Imagem: Reprodução / freepik.com