Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

IA pode gerar demissão de 300 milhões de pessoas; saiba quem pode ser afetado

Após o lançamento da Open AI, do Bard (Google) e, principalmente, do ChatGPT, a discussão sobre quais os impactos dessas tecnologias no cotidiano humano foi levantada. Um dos principais questionamentos é a influência da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho.

Um recente relatório de um banco mostrou que 300 milhões de empregos podem ser impactados pela IA nos próximos anos. O número representa 18% de todo o trabalho global. No processo de automação, os países desenvolvidos devem ser influenciados mais rapidamente do que aqueles em desenvolvimento.

Saiba quais as funções que serão afetadas por esse processo.

Com demissão de 300 milhões de pessoas pela IA, veja quem será impactado

O lançamento do ChatGPT é o principal responsável pelas discussões acerca dos impactos da IA nos empregos mundo afora. Desde novembro do ano passado, quando começou a funcionar, a ferramenta já é capaz de escrever redações de alto nível e fornecer códigos de programação ao usuário.

Além da previsão de 300 milhões de demissões, o relatório do banco Goldman Sachs aponta ainda que dois terços dos postos de trabalho dos Estados Unidos e da Europa serão expostos à IA em algum grau. Além disso, um quarto de todos as funções existentes poderá ser feito inteiramente pela tecnologia.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da OpenAI afirmam que alguns empregos executivos com exigência de qualificação e que recebem até US$ 80 mil (R$ 403,5 mil) por ano são os principais alvos do processo de automação das suas atividades.

Trabalhos na área de processamento de informações, como TI, também estão expostos às transformações, porque o seu serviço (programação e escrita) é semelhante ao que o ChatGPT já pode fazer. Já empregos na agricultura, mineração e manufatura estão menos expostos.

Sendo assim, profissões ligadas a finanças, bancos, mídia e marketing e serviços jurídicos têm alta possibilidade de sofrerem alguma automação no futuro. Por outro lado, trabalhadores mais manuais, como industriais e profissionais de saúde devem ser pouco impactados pela IA.

Imagem: Reprodução / Bigstock