Segundo uma pesquisa mensal, o número de pedidos de falência de empresas cresceu 40% em março deste ano em todo o país. Se comparado com o mês de fevereiro, o valor representa um aumento de mais de 12%. Os dados são da Serasa Experian.
O levantamento também aponta para a quantidade de pedidos de recuperação judicial no Brasil. Nesse caso, houve um crescimento de quase 7% entre março de 2023 e o mesmo período do ano passado. Já em relação a fevereiro deste ano, o número sofreu uma queda.
Saiba mais números da pesquisa.
Pedidos de falência de empresas em um único ano aumentam, revela pesquisa
De acordo com a pesquisa mensal da Serasa Experian, em março deste ano, 97 pedidos de falência foram registrados no país. No mesmo mês do ano passado, este número foi de 69, o que indica um crescimento de 40,6% em requerimentos desse tipo em todo o território.
Quando comparado com o mês de fevereiro, os pedidos de falência também aumentaram. No mês anterior, o número foi de 86, o que representa uma alta de 12,8%. O setor que registrou a maior quantidade de pedidos foi o de serviços, com 39.
Por outro lado, o segmento com o maior crescimento desses requerimentos, de fevereiro para março deste ano, foi o comércio. Com uma expansão de 82%, os números subiram de 17 para 31. A indústria foi o único setor com queda, de 32 para 26 solicitações.
Em relação aos pedidos de recuperação judicial, também houve crescimento. Entre março deste ano e o mesmo período do ano passado, passou de 88 para 94, um aumento de 6,8%. Em comparação com fevereiro, ficou evidenciada uma queda nos indicadores, de 103 para 94 solicitações.
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, afirma que “com o agravamento da inadimplência das companhias, que cresce desde setembro de 2021, era inevitável que elas chegassem a esse patamar de pedidos de recuperação judicial. […] É possível que a insolvência das empresas continue crescendo”, afirma.
Imagem: Reprodução / Exame