Achar um novo emprego é para ser fácil? Veja o que diz estudo
Uma pesquisa recente mostra que mais de 60% dos candidatos a emprego acreditam que terão êxito na tarefa de se reinserirem no mercado de trabalho dentro de três meses. O relatório indica um número expressivo mesmo com a inflação alta e as incertezas da economia na América Latina, incluindo o Brasil.
Além disso, a percepção dos entrevistados revela que há esperança de melhora no mercado de trabalho latino nos próximos seis meses em comparação com o atual cenário. Por outro lado, não preveem uma situação econômica melhor em um futuro próximo.
Saiba o que mais o estudo revela.
Confira o que diz o estudo sobre a facilidade de buscar um novo emprego
O Page Outsourcing, divisão do PageGroup especializada em RPOs (projetos de recrutamento e seleção), anunciou uma pesquisa reveladora sobre a procura por um novo emprego. Segundo o relatório, 64% dos candidatos pensam que conseguirão entrar novamente no mercado em um período de três meses.
Mundialmente, esse número salta para 70%, mas evidencia uma tendência de expectativas altas para o mercado de trabalho futuro. O estudo levou em conta a participação de 5,2 mil candidatos e empregadores nos meses de fevereiro e março deste ano.
A maioria dos participantes latinos da pesquisa espera por uma melhora em sua situação profissional em um ano. O desenvolvimento de algumas competências será um dos motivos da melhoria para 90%; para 74%, a progressão na carreira; e 69% preveem que isso se dará após uma promoção ou aumento.
O cenário incerto na economia provoca nas empresas uma tentativa de atrair e engajar os profissionais. Por isso, de acordo com o PageGroup Brasil, há uma tendência dos empregadores em apostar no trabalho híbrido e investir cada vez mais no bem-estar de seus funcionários.
Para além disso, as empresas tendem a procurar soluções ágeis de recrutamento com base naquilo que o negócio necessita. Essa é uma das maneiras de conseguir sucesso na contratação de candidatos. As necessidades do negócio são baseadas nas estratégias de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão).
Imagem: Reprodução/Shutterstock