O Estado de São Paulo apresentou o melhor mês de março em 25 anos no quesito abertura de novas empresas. O recorde foi batido com uma marca de mais de 30 mil estabelecimentos, melhor desempenho para o período desde o começo da série histórica, no ano de 1998.
A marca histórica de São Paulo é explicada por um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, agora com o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apenas na capital paulista, foram 13.295 empresas constituídas e 4.387 baixas, provocando também o melhor saldo da série.
Saiba o porquê da nova marca alcançada pelo Estado.
São Paulo alcança recorde na abertura de estabelecimentos em março
O mês de março foi histórico quanto à abertura de empresas no estado mais populoso do país. Os dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) indicam que foram 30.023 novos CNPJs constituídos e mais de 13 mil apenas na capital paulista.
De acordo com o levantamento, 12.154 estabelecimentos foram fechados no estado, gerando um saldo positivo de 17.869. A cidade de São Paulo também estabeleceu um saldo positivo, o melhor da série histórica, de 8.908.
Em março, os setores da economia com o maior número de empresas abertas no Estado foram comércio e reparação de veículos automotores e bicicletas (25,62%), atividades administrativas e serviços complementares (12,82%) e atividades profissionais, científicas e técnicas (12,20%).
As marcas alcançadas no último mês podem ser explicadas através das medidas tomadas pelo Governo do Estado a fim de facilitar a abertura de empresas. A Jucesp tem procurado digitalizar os seus serviços com o intuito de desburocratizar os processos e torná-los mais rápidos.
A partir desse movimento da Junta, em parceria com o Estado, o processo de legalização de um novo estabelecimento, que antes levava de 4 a 5 dias para ser concluído, hoje pode ser finalizados em até 24h após o pedido.
Imagem: Marcos Photographer / pixabay.com