Tipos de empresas: saiba quais são e como escolher
Se você está pensando em se tornar um empreendedor, você precisa conhecer quais são os tipos de empresas, e como escolher a que melhor se adapta ao seu modelo de negócio!
Existem diferenças nos tipos tanto para as atividades, bem como para a quantidade de sócios envolvidos em seu negócio, sabia? Por isso, é importante saber exatamente os diferentes tipos. Vamos lá?
Quais são os tipos de empresas que existem no Brasil?
Empresa individual
Esse é um dos tipos de empresas ideais para quem deseja trabalhar sozinho. Não possui diferença entre os bens de pessoa física ou jurídica. Você é dono da sua própria empresa – e não sócio. Para esse tipo de empresa, não é permitido o trabalho intelectual – médicos, advogados, ou que seja para áreas científicas, artísticas ou literárias.
Microempreendedor Individual (MEI)
Para quem está começando o próprio negócio, com um faturamento anual de R$81 mil. Caso o seu faturamento aumente a longo prazo, você terá que alterar o seu tipo de empresa. Com regime tributário Simples Nacional, você emite notas fiscais e precisa de uma conta PJ.
Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
É a categoria que envolve dois ou mais sócios, que são responsáveis pelas questões que são de interesse empresarial. Com isso, há a separação entre pessoa física e jurídica, respondendo pelas dívidas da empresa de maneira jurídica. Para incluir ou retirar sócios, é preciso fazer pelo Contrato Social.
Sociedade Limitada Unipessoal
Esse é um dos tipos de empresas que, apesar de ter sociedade no nome, não necessita de sócios. Substitui o antigo “Eireli”, extindo em 2021. Não é mais necessário um valor mínimo de capital social,
Sociedade Simples
Neste caso, podem ser serviços que sejam de natureza intelectual. É um modelo em que os sócios podem se dividir em duas formas: tanto para serem responsáveis pelo pagamento de dívidas de maneira conjunta, ou de maneira separada (pessoas física e jurídica separadamente).
Sociedade Anônima (S/A)
São as que os sócios possuem suas próprias ações, tendo liberdade de vender ou comprar outras ações, se quiserem. Esse é o modelo usado por grandes empresas.
Para escolher, entenda se a sua empresa é de Micro, Pequeno, Médio ou Grande Porte, além da quantidade de funcionários, a sua pretensão como proprietário e, além disso, o faturamento incluso em cada um dos tipos.
Imagem: Reprodução/Freepik