Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Aneel faz reajuste em contas de luz no estado de São Paulo

As contas de luz vão ficar ainda mais caras em cidades de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, aprovou o reajuste nas tarifas da CPFL, que fornece a mais de meio milhão de unidades.

O reajuste para alta tensão, como indústrias, será de 12,67%, enquanto para a residências e pequenos comércios será de 6,85%.

De acordo com a diretora Agnes Costa, os mecanismos para mitigação parte dos aumentos da tarifas. A devolução dos créditos de PIS/Cofins teve efeito de -3,40% e o repasse da Eletrobras impactou em -2,81%.

Por que a Aneel faz este reajuste em contas de Luz?

Imagem de torres de energia
Reprodução: HCC

O reajuste anual da tarifa de energia leva em conta os custos, encargos, efeitos financeiros e as medidas mitigadoras de todo o processo.

Com esse aumento, podemos esperar, até a metade do ano, a mudança do valor cobrado pelas bandeiras. Aqui, temos a Bandeira Verde, Bandeira Amarela, Bandeira Vermelha patamar 1 e Bandeira vermelha patamar 2.

Entendas bandeiras da Aneel

Imagem das bandeiras da Aneel
Reprodução: Governo Brasileiro

Como mais de 60% do Brasil é abastecido por energia hidrelétrica, e essa energia elétrica depende do nível de água da chuva dos reservatórios, sendo, em alguns momentos, difícil de produzir energia.

Quando o nível de água está alto, não temos problemas. Mas quando o nível está baixo, o consumo de energia custa mais caro, sendo necessário ativar mais usinas termelétricas – aumentando o custo de energia.

O sistema adotado para ajudar o consumidor a economizar é o sistema de bandeiras. A bandeira Verde indica ocndições favoráveis de geração de energia, sem nenhum acréscimo.

A bandeira amarela, são condições menos favoráveis, aumentando o custo por 100 kWh consumidos.

As bandeiras vermelhas são quando as condições são mais custosas de geração, aplicando taxas muito altas, sendo em torno de 9 reais o máximo por 100 kWh.