15 Coisas que você nunca deve falar em uma entrevista de emprego
O objetivo principal de quem faz uma entrevista deve ser a demonstração. Você precisa mostrar que atende os requisitos e, acima dos demais concorrentes, é ideal para o cargo, evidenciando seus pontos fortes e diferenciais.
Todavia, existem assuntos que podem desfavorecer sua candidatura. Para ajudá-lo, listamos 15 coisas que nunca devem ser ditas em entrevistas de emprego.
Frases que devem ser evitadas em uma entrevista de emprego
Lembre-se de que a primeira impressão é a mais marcante, por isso, capriche nesse momento para apresentar suas maiores qualidades e evitar qualquer gafe (indiscrição) evitável. Confira estas dicas de o que não dizer.
- Estou muito nervoso
Nenhuma empresa deseja contratar um colaborador sem confiança. Por isso, mesmo se estiver nervoso, evite comentar. Uma dica é fingir que está tranquilo até isso se tornar real.
- Eu não sei
Caso receba uma pergunta que lhe deixe confuso e/ou não saiba a resposta, em vez de dizer que não sabe utilize estratégias para ganhar tempo e pensar no que dirá. Uma boa opção é repetir, atentamente, a pergunta antes de responder ou, caso necessário, peça algo como uma caneta e um papel, um minuto rápido para pensar ou um copo de água.
- Cheguei adiantado
Ao chegar muito antes do horário agendado para sua entrevista, inconscientemente, podemos estar exigindo a atenção do recrutador. Dessa maneira, ou ele largará o que está fazendo para lhe atender ou ficará desconfortável em lhe deixar esperando. Prefira ser pontual evitando também atrasos.
- Eu farei o que for necessário
Os recrutadores, normalmente, buscam por pessoas apaixonadas pelo que fazem. Assim, ao dizer, mesmo que com boas intenções, que fará o que for preciso, poderá diminuir a importância do cargo disponível.
Direcione sua apresentação para uma função específica na empresa, explicando prontamente suas habilidades e expectativas.
- O que você faz por aqui?
Nunca inicie uma entrevista sem antes pesquisar sobre a oportunidade, a empresa, o recrutador e outros aspectos que considere relevantes. Assim, será mais fácil mostrar como você se encaixa na empresa.
O LinkedIn pode ser uma ótima ferramenta de busca para descobertas deste tipo (hierarquia, cultura da empresa, dress code e outros).
- Eu não me dava bem com meu chefe
Falar aspectos negativos de seu chefe ou equipe pode fazer com que o responsável pela contratação tenha dúvida sobre sua eficiência, submissão, produção e facilidade de trabalhar de maneira colaborativa.
Evite falar pontos negativos de experiências anteriores. Foque no momento.
- Sei que não tenho muita experiência, mas…
Mesmo que esteja sendo entrevistado para seu primeiro emprego, esteja passando por mudança de carreira ou seja recém-formado, não use essas palavras. Quando você se desculpa pela falta de experiência pode passar a ideia de que não é uma boa opção para contratação.
Em vez disso, ressalte seus pontos fortes, mantenha-se positivo e demonstre entusiasmo pela conquista do cargo.
- Está no meu currículo
Pode ser que o recrutador lhe pergunte algo que realmente esteja no seu currículo. Levando em conta que ele muito provavelmente já o avaliou. Por isso, caso receba perguntas referente a algo descrito lá, entenda que o gestor deseja saber mais detalhes ou informações específicas sobre o assunto.
Além disso, ele pode estar avaliando sua capacidade de comunicação, articulação e relacionamento interpessoal. Jamais diga que está no seu currículo.
- Meu maior defeito é ser perfeccionista
Esse é um clichê e o recrutador sabe disso. Essa resposta não acrescenta informação alguma ao seu perfil e não oferece uma visão real da sua personalidade ou do seu trabalho, por isso, o ideal é que seja um pouco mais sincero.
- Eu penso fora da caixa
Esse é outro clichê que deve ser evitado. Prefira ser mais específico, descrevendo suas aptidões com histórias, casos de sucesso e realizações reais.
- Quanto tempo leva para um colaborador ser promovido na empresa?
Essa pergunta pode transparecer um tom de arrogância ou prepotência. Apesar de essa informação ser bastante importante e relevante para o candidato, existem maneiras mais suaves de trazer esse questionamento para o diálogo. Uma delas é perguntar sobre os planos de carreira da empresa, por exemplo.
- Sem perguntas
Não ter perguntas para o entrevistador demonstra desinteresse e falta de proatividade, podendo significar que você não tem desejo em aprender coisas novas para colaborar mais com a empresa.
Prepare-se com antecedência e elabore perguntas direcionadas para a área de atuação, vaga e empresa para qual está se candidatando.
- Tenho uma ótima resposta para isso!
A preparação e prática é, realmente, importante para o sucesso de uma entrevista. Isso deve ser feito para elaborar estratégias e possíveis pontos a serem abordados, todavia evite decorar ou memorizar cada palavra.
Caso esteja pronto somente para os assuntos que treinou e tente guiar a conversa em torno deles, pode ser difícil fazer a conversa fluir com naturalidade. Esteja preparado, mas seja flexível.
- No meu último emprego isso era muito ruim
Independentemente do quanto você deteste seu último emprego, jamais fale mal de um ex-empregador em uma entrevista.
Mantenha-se neutro ou positivo, foque nos aprendizados que obteve com cada experiência e em suas perspectivas futuras.
- Estou passando por um momento difícil
A maioria das pessoas está passando por um momento difícil, talvez até mesmo o recrutador. Não use isso como justificativa para algo. Evite compartilhar informações pessoais desnecessárias.
Caso faça isso, o gestor poderá se preocupar sobre a influência de sua vida pessoal sobre seu trabalho e desempenho. Portanto, mantenha seus problemas pessoais o mais distante possível de sua vida profissional.
Essas dicas podem guiar e auxiliar o tom e direcionamento da conversa durante uma entrevista de emprego. Mas lembre-se de sempre falar a verdade ao recrutador.
A consultora de carreira e especialista em recursos humanos e departamento pessoal, Jamile Abreu, compartilhou com sua rede do LinkedIn uma dica importante sobre priorizar competências técnicas ao falar de você durante o bate-papo com o gestor.
Segundo Jamile, ao falar sobre você na entrevista, priorize suas competências técnicas, já que o recrutador terá metodologias para entender suas competências comportamentais por meio de testes, perguntas e cases, entre outras formas.
A consultora acrescenta: “Não vale mentir, sua mãe concordaria com tudo que você diz na entrevista?”. Diga sempre a verdade e esteja preparado para aumentar suas chances de sucesso e conseguir a vaga.
Gostou do conteúdo? Salve-o para consultá-lo antes de sua próxima entrevista e compartilhe com seus amigos que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho.