Taxa de desemprego no Brasil apresenta estabilidade! Veja dados

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) contínua, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou novos dados sobre o desemprego no Brasil nesta sexta-feira (17).

Leia mais

Agora a taxa de desocupação é de 8,4%, e isso representa 9 milhões de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho. Ou seja, há uma estabilidade na taxa de desempregados, visto que no trimestre anterior a taxa era de 8,3%.

Leia mais

A pesquisa corresponde ao trimestre móvel de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Para saber mais dados da Pnad Contínua, confira a seguir.

Leia mais

Taxa de ocupação

Nesse trimestre móvel, a taxa de ocupação foi estimada em 56,7%. Aproximadamente, são 98,6 milhões de pessoas no mercado de trabalho. Em relação ao trimestre anterior, de agosto a outubro de 2022, houve uma redução de 0,7 ponto percentual.

Leia mais

O número de pessoas com carteira assinada é de 36,8 milhões, isso no setor privado. Há, portanto, estabilidade comparado com o trimestre anterior.

Leia mais

Os empregados sem carteira assinada representam 13,1 milhões de pessoas, o que também representa estabilidade relacionada ao período entre agosto e outubro de 2022.

Leia mais

Os trabalhadores informais, que trabalham por conta própria, representam 25,3 milhões da população brasileira. Novamente houve estabilidade nos números da pesquisa anterior.

Leia mais

Taxa de subutilizados

A taxa de subutilização dos trabalhadores brasileiros no trimestre móvel de novembro de 2022 a janeiro de 2023 é de 18,7%. Houve variação de 0,8 ponto percentual comparado ao trimestre anterior.

Leia mais

São aproximadamente 21,5 milhões de pessoas subutilizadas no país no total. Elas representam pessoas desocupadas, que trabalham por horas insuficientes.

Leia mais

Apenas as pessoas subocupadas por horas insuficientes representam 5,2 milhões de pessoas. Isso corresponde a uma redução de 754 mil pessoas em relação ao trimestre anterior.

Leia mais

Para saber todos os detalhamentos em relação a todas as taxas em diversas categorias, consulte aqui.

Leia mais

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Empregos e Concursos