As inscrições para o Sisu 2024, programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas do país, estão abertas de segunda-feira (22) até quinta-feira (25).
O programa apresenta duas mudanças significativas neste ano. Em vez de duas edições, haverá apenas uma, ocorrendo em janeiro. O processo seletivo que anteriormente acontecia no meio do ano foi eliminado. Além disso, houve alterações nas regras para adesão por meio de cotas.
Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá uma edição única para o segundo semestre letivo de 2024, com datas de seleção coincidindo para os dois semestres. O cronograma para participantes interessados em vagas em universidades públicas pelo Sisu em 2024 é o seguinte:
Os requisitos para participar incluem ter feito o Enem 2023 e obtido nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos. Quanto à escolha do semestre de entrada na faculdade, esta será determinada pela universidade com base na ordem de classificação dos candidatos.
Ao realizar a inscrição, os candidatos devem selecionar até duas opções de curso ou universidade, sendo possível alterá-las entre 22 e 25 de janeiro. As opções válidas serão aquelas marcadas no sistema até as 25h59 do último dia de inscrição.
Uma mudança relevante nas cotas estabelece que todos os candidatos concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. Somente se não atingirem as notas necessárias nessa modalidade e fizerem parte de grupos de cotas, como os de raça e renda, entrarão na disputa por essas vagas.
O Sisu 2024 disponibiliza 264.360 vagas em 127 instituições de educação superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O total de vagas por instituição está detalhado no ranking fornecido pelo MEC.
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!