O termo "quiet quitting" vem tomando a atenção das empresas e seus profissionais de RH, especialmente após a viralização na rede social TikTok.
Ele pode ter traduzido para português como “demissão silenciosa” e consiste em cumprir apenas as obrigações durante a jornada de trabalho e nada mais além disso.
Saiba mais informações sobre o assunto a seguir.
Mais da metade dos executivos das empresas acreditam que o quiet quitting já é uma realidade nas organizações. Os dados são da HR First Class, uma startup de gestão de pessoas, que através de uma pesquisa entrevistou 500 líderes de RH e C-Levels.
Apesar de 47,5% dizerem que não identificam a prática entre os funcionários, 43,9% dizem que perceberam a tendência, mas sem impacto diário e 8,6% acreditam que a prática já é algo concreto em suas empresas.
Um fator importante para a popularização do termo foi a pandemia e mais da metade dos entrevistados, ou seja, 56,8%, responderam que ela foi responsável por agravar os casos de saúde mental dos funcionários. Assim, eles estabeleceram limites em relação aos seus trabalhos e obrigações.
Ainda sobre a pandemia, 25,2% acreditam que ela levou boa parte das pessoas a longas jornadas de trabalho, resultando em uma exaustão coletiva, e outros 10,8% não acreditam na relação entre a pandemia e o movimento quiet quitting por serem situações distintas.
Por fim, foi perguntado aos entrevistados se eles conheciam essa tendência mundial. 54% responderam que conheciam superficialmente, 23,7% sabiam amplamente sobre o movimento e outros 22,3% desconheciam totalmente sobre o tema.
Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, comentou sobre o assunto no decorrer da apresentação dos dados da pesquisa na 17ª Edição do HR First Class.
“O mundo mudou e a cultura da empresa também deve mudar. Os executivos devem estar atentos às mudanças de comportamento da sociedade", declarou.
Para saber tudo sobre empresas, além de vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Getty Images
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!