Quer mudar de emprego em 2023? Veja 3 dicas de especialistas

O número de pessoas que querem mudar de emprego reflete nas demissões voluntárias, que vêm crescendo nos últimos meses no Brasil. Seja pela falta de perspectiva em seus cargos, ambientes tóxicos ou infelicidade na carreira, cada vez mais empregados se veem interessados em mudar de profissão.

Leia mais

Segundo dados da LCA Consultoria, mais de 6,75 milhões de desligamentos espontâneos foram registrados entre novembro de 2021 ao mesmo período de 2022. Com isso, novas possibilidades são buscadas e saber o que fazer após pedir dispensa é essencial para a recolocação no mercado de trabalho.

Leia mais

Como mudar de emprego?

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, em entrevista ao portal G1, sugere que, ao escolher um novo emprego, é preciso fazer algumas questões de curto a médio prazo.

Leia mais

A curto prazo, ela indica perguntar: “O que essa nova posição profissional exige? Quem são as pessoas que conheço, já estão na área e podem me ajudar nessa transição? Existem oportunidades abertas no mercado para iniciantes nessa área?”

Leia mais

A médio prazo, Ana Paula recomenda questionar: “Quem são os profissionais relevantes dessa área? Quais os próximos passos que pretendo seguir? Quais conhecimentos devo buscar para potencializar e acelerar essa mudança de carreira?”

Leia mais

Quais são os empregos em alta em 2023?

Algumas áreas oferecem muitas oportunidades de emprego em 2023, como podemos ver a seguir.

Leia mais
  • Tecnologia: devops (planejam e organizam as obrigações de cada um, agendam reuniões da equipe e configuram os aplicativos de gerenciamento de projetos), tech leads (lideram equipes de desenvolvimento de software), cientistas de dados, desenvolvedores back end (planejam, programam, testam e mantêm a estrutura de códigos que faz a interface de um site com o servidor e o banco de dados) e front end (colocam em prática, através de códigos, o design de um site ou interface) e arquitetos de soluções.
Leia mais
  • Engenharia: engenheiros de ESG (Environmental, Social and Governance, ou meio ambiente, responsabilidade social e governança, em português), gerentes de projetos/PMO (Project Management Office, ou programa de escritório de projetos), gerentes de vendas técnicas, coordenadores de S&OP (Sales and Operations Planning, ou, em portguês, planejamento de vendas e operações), engenheiros de dados, engenheiros de softwares e gerentes de supply chain (cadeia de mantimentos).
Leia mais
  • Finanças e contabilidade: gerentes de auditoria, controllers (coletam, analisam e apresentam os dados financeiros de uma empresa), tesoureiros, analistas de compliance (controlam e mantêm a regularidade das finanças da empresa), analistas de fusão, aquisições e gerentes de relacionamento private.
Leia mais

Dicas de especialistas para ter sucesso na carreira

A seguir, confira algumas dicas que podem potencializar a busca de um novo emprego, para se consolidar na sua nova carreira.

Leia mais

Tenha um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é fundamental no momento em que um colaborador pede demissão e fica sem uma fonte de renda. Assim, o indivíduo pode economizar até encontrar um novo emprego.

Leia mais

Invista em estudo e capacitação

Para Gabriela Mative, diretora de operações da Luandre - Soluções em Recursos Humanos, contou ao G1 que investir na própria capacitação é a única forma de “estar em sintonia com o que o mercado aponta como qualidades necessárias e para ter o melhor desempenho após a mudança de carreira”.

Leia mais

Entenda o mercado de trabalho

Buscar por vagas com alta demanda pode facilitar a recolocação no mercado de trabalho, como nas profissões citadas acima.

Leia mais

Está procurando emprego? Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Leia mais

Imagem: yanalya/Freepik

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Empregos e Concursos