O Concurso Nacional Unificado (CNPU), conhecido como o "Enem dos Concursos", será realizado pela primeira vez no Brasil em 2024, com o edital contendo todas as regras programado para publicação em 10 de janeiro. Os salários iniciais para as novas vagas de servidores podem ultrapassar R$ 16 mil.
Os resultados do CNPU serão aplicáveis a todos os órgãos federais que aderiram ao programa e aprovaram seus editais de concurso público em 2023. As inscrições começarão em 19 de janeiro e irão até 9 de fevereiro, com a prova agendada para 5 de maio em 217 municípios.
O novo modelo unificado, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), visa agilizar a contratação de servidores, visando reconstituir a capacidade dos órgãos que perderam 73 mil servidores nos últimos seis anos.
Diversos órgãos públicos já confirmaram sua participação no CNPU, como a Advocacia-Geral da União (AGU), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre outros. Cada órgão oferecerá vagas para diversos cargos, exigindo formação superior e com salários iniciais a serem confirmados nos editais.
Além do CNPU, outras instituições públicas planejam realizar concursos em 2024. A Petrobras, por exemplo, lançará um processo próprio com 916 vagas em diversas áreas, como enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos, logística de transportes, manutenção, operação, projetos, construção, montagem, química de petróleo, segurança do trabalho, entre outros. O prazo de inscrição é até 31 de janeiro, com a prova marcada para 24 de março.
Essa iniciativa do CNPU e outros concursos reflete o esforço para fortalecer o quadro de servidores públicos no Brasil, buscando atender às necessidades de diversos setores.
Imagem: katemangostar/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!