Não é fácil prever como o mercado de trabalho e os negócios estarão dentro de alguns anos. Porém, como a economia não é estática, é possível realizar algumas previsões. Segundo o economista Joseph Schumpeter, a grande tendência que se desenvolverá no futuro próximo é a sustentabilidade e o ESG (Environmental, Social and Governance).
É por esse motivo que a busca por profissionais especializados em ESG aumentou tanto nesses últimos anos, e a tendência é que esse crescimento continue. Por outro lado, observa-se, desde já, a falta de profissionais qualificados no tema, o que faz com que o mercado lute para conseguir algum.
Isso evidencia que o profissional mais almejado das próximas décadas já está em falta.
A principal marca da era da sustentabilidade será um modelo de negócios mais responsável, consciente e sustentável. Na prática, esse cenário já está acontecendo, uma vez que 95% das empresas brasileiras têm ESG como prioridade em suas agendas.
Uma pesquisa feita pelo Google Cloud, em parceria com a consultoria The Harris Poll, mostra que, para 69% dos executivos C-Level de 16 países do globo, envolver temas de sustentabilidade em seus negócios é imprescindível para o seu sucesso.
Portanto, com todo esse interesse pela sustentabilidade, é totalmente justificável a procura por profissionais que possam colocar as estratégias ESG em prática. Mas a realidade indica uma falta de qualificação desses trabalhadores.
De acordo com o economista Joseph Schumpeter, hoje vivemos a sexta onda de inovação do capitalismo, já que, segundo o estudioso, o capitalismo nunca para de se transformar. Assim, governos, empresas e executivos de todo o mundo passaram a guiar suas decisões a partir dessa nova onda, a revolução ESG.
A sigla, do inglês, significa Environmental, Social and Governance e pode ser traduzida como Ambiental, Social e Governança (ASG). O tema foi destacado, em janeiro deste ano, no último Fórum Econômico Mundial de Davos, que uniu os maiores políticos e líderes empresariais do planeta.
Imagem: Reprodução/Getty Images
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!