O líder de uma empresa convive, diariamente, com situações em que precisa compartilhar notícias desagradáveis com a sua equipe. Entre elas estão o cancelamento de um projeto de anos de desenvolvimento ou ainda a demissão de todo um departamento da sua companhia.
No entanto, de acordo com o especialista em comunicação Joseph Grenny, coautor de livros como "Conversas cruciais" (Editora VS) e "Conversas decisivas" (Editora LeYa), essa informação difícil de ser repassada pode ser transmitida aos funcionários de uma forma responsável e atenciosa.
O primeiro passo é não esconder o jogo. Grenny aconselha que, se o líder tem algo difícil para dizer, basta comunicá-lo a seus empregados com empatia. O autor também exemplifica com o momento em que precisou demitir uma equipe inteira de funcionários.
"Comecei o discurso dizendo que ‘depois de meses de deliberação sobre as possíveis direções para esse grupo especial de profissionais, tomamos a difícil decisão de interromper as operações do projeto em 90 dias, a partir de hoje'", afirma.
Fazer pausas durante a fala pode ajudar a amenizar um anúncio inesperado e suas consequências. Além disso, também é importante demonstrar compreensão. "Compreenda que muitos funcionários poderão discordar", aponta o autor.
Também é importante não deixar que o desejo de ser querido por seus funcionários influencie naquilo que deve ser realizado. Grenny explica: "mesmo sem estar envolvida na ordem a cumprir, a liderança tem o dever de apresentar a estratégia usada pela corporação ao tomar um novo caminho".
Por fim, mostrar empatia e provar que se importa com aquela situação e com seu time é imprescindível nesse momento. "Como regra, estabeleci que, ao demitir pessoas mesmo com justa causa, vou convidá-las para almoçar, quando possível, entre 30 a 60 dias depois do desligamento", conclui.
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!