As demissões partindo do próprio funcionário estão em alta. Na pandemia de Covid-19 isso foi comum e continua sendo até hoje, mas o pedido de desligamento está acontecendo de forma inusitada.
Quando o mais comum é mandar um e-mail para a gerência da empresa, os jovens estão adotando outra forma de fazê-lo: através de vídeos ao vivo no Tik Tok.
Por que isso está acontecendo? Saiba mais a seguir.
Há uma hashtag específica para este movimento que vem crescendo nos últimos anos: #quittok.
Em julho de 2021, funcionários do restaurante McDonald's se demitiram ao vivo. O vídeo viralizou rapidamente.
A ideia é captar o momento exato da demissão. São poucos segundos, mas o número de visualizações passa dos milhões.
O que ajuda esses vídeos a viralizar é a identificação que os usuários têm com o momento da demissão. Pessoas infelizes com o momento atual no trabalho acabam se sentindo incentivadas quando veem alguém ter a coragem de fazê-lo e divulgar na plataforma.
Foi o caso de Christina Zumbo, de 31 anos. A australiana compartilhou o momento que enviou o e-mail de demissão no Tik Tok em setembro de 2022.
"Eu realmente me debati até tomar esta decisão de sair do emprego. Eu me sentia como se estivesse desapontando minha equipe e meu gerente e [sem falar na] ideia de ficar sem trabalho e sem nada engatilhado, em um mercado de trabalho tumultuado na época", disse à BBC News (traduzido pela Época Negócios).
Em resposta, foram 53 mil curtidas e mais de 3 mil comentários a apoiando sobre a decisão de se demitir e compartilhar a experiência.
Tess Brigham, da Califórnia, nos Estados Unidos, é a coach e terapeuta e informou à BBC News que é natural os jovens quererem compartilhar algo tão privado porque é natural para a geração compartilhar tudo desde muito cedo.
Ela também afirma que não tem como saber se ter o momento do pedido de demissão registrado pode trazer consequências negativas a essas pessoas em outro emprego. Porém, é um movimento que pode trazer mais transparência ao mundo corporativo em relação aos funcionários.
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!
Imagem: pch.vector / freepik.com
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!