Implementar a semana de 4 dias pode trazer uma série de benefícios significativos para as empresas e seus colaboradores. Reduzir a carga horária semanal tem potencial para diminuir a ansiedade em 30,5% e aumentar a produtividade em 71,5%, segundo pesquisa recente da Reconnect Happiness at Work.
O estudo avaliou 19 empresas dos setores de tecnologia, advocacia e comunicação e mídia, envolvendo mais de 250 colaboradores. Os resultados mostram que 84,6% dos líderes acreditam que a participação no piloto trouxe benefícios para suas empresas, e quase 100% (97,5%) dos colaboradores mostraram desejo de manter a semana de 4 dias.
Especialistas apontam que a implementação da semana de 4 dias traz uma diminuição significativa na frustração com o trabalho frequente em 65,5%. Pelo ponto de vista emocional, 49,8% dos trabalhadores relataram que o trabalho se tornou menos desgastante.
Além disso, sentimentos de fadiga frequente tiveram uma redução de 36,2%. A exaustão matinal, aquela sensação pesada ao pensar em ir trabalhar, diminuiu notavelmente em 64,7%, melhorando a disposição dos funcionários.
A produtividade é uma das palavras-chave quando se fala em reduzir a semana de trabalho. No estudo, 87,4% dos entrevistados relataram um aumento de energia para realizar tarefas e 80,7% notaram maior criatividade e inovação nas atividades.
Os dados também revelaram que 84,5% dos participantes se sentiram mais satisfeitos com seu trabalho nesta nova dinâmica, e 82,6% disseram se sentir bem com o trabalho que desempenham.
No que diz respeito à cultura corporativa, 83,2% dos colaboradores notaram uma melhoria. Também, 86,5% dos entrevistados acharam que houve um maior senso de propósito e realização no trabalho. Os líderes compartilham dessa visão positiva, com 84,6% afirmando que a participação no piloto trouxe benefícios reais.
Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work, destaca que "os resultados foram excelentes, pois houve melhora na saúde mental, bem-estar, engajamento, criatividade e produtividade, entre outros aspectos".
Financeiramente, os resultados também foram positivos. Comparando com 2023, 72,7% das empresas participantes observaram um aumento na receita. No entanto, 27,3% experimentaram uma diminuição. Em termos de lucros, 63,6% das empresas relataram crescimento, enquanto 36,4% enfrentaram uma redução.
O ritmo de trabalho foi considerado positivo, com uma média de 7,9, e o volume de trabalho recebeu uma nota de 7,6, indicando uma carga de trabalho gerenciável mesmo com a redução de 20% na carga horária.
O projeto-piloto, conduzido pela 4 Day Week Global e Boston College em parceria com a Reconnect Happiness at Work e a Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), mostrou que o Brasil é o primeiro país da América do Sul a adotar essa prática.
O segundo piloto no Brasil deve ter início em 2025, com expectativa de participação de novas empresas e colaboradores. O objetivo é continuar explorando e validando os benefícios dessa prática inovadora.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!