O outono começou oficialmente nesta segunda-feira (20) e se estenderá até o dia 21 de junho. É aquele período em que há a transição das temperaturas quentes e úmidas para as mais frias e secas.
Mas como ficará o clima durante esse período? Já teremos temperaturas mais amenas nos próximos dias ou isso ainda pode demorar um pouco para acontecer?
Confira mais detalhes de acordo com a Climatempo sobre o outono em 2023 a seguir.
Os próximos dias no Sudeste ainda serão de dias mais quentes e com possibilidades de pancadas de chuva. No mês de abril, porém, o tempo já começa a ficar mais seco. Em maio e em junho, as chuvas continuarão predominantemente entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Na região Nordeste, o mês de abril será chuvoso. Até junho, as temperaturas máximas ficarão abaixo da média neste território devido a nebulosidade segundo a Climatempo.
No Norte, abril será um mês chuvoso principalmente nos estados do Pará e do Tocantins. Em outros estados, a temperatura tende a subir, como no Amazonas e Acre, Rondônia e Roraima.
A região Centro-Oeste também registrará chuvas durante o outono em Mato Grosso e Goiás. A tendência é de de tempo firme, principalmente entre maio e junho.
Por fim, a região Sul terá chuvas irregulares no Rio Grande do Sul e as temperaturas cairão a partir de maio em razão de uma massa de ar frio que atingirá o território.
O El Niño é um fenônemo que causa o aquecimento do Oceano Pacífico equatorial. Por isso, as temperaturas tenderão a subir no outono deste ano, mas seus impactos serão sentidos a partir de junho no país.
Isso porque passamos pelo período da La Niña, que resfia o Oceano Pacífico e terminou em fevereiro depois de durar três anos. Isso impacta no comportamento das chuvas e na temperatura da estação.
Imagem: Pexels/Pixabay
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!