A gestão municipal de São Paulo optou por implementar o programa "Tarifa Zero" na cidade, conforme anunciado na tarde de segunda-feira (11) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). A iniciativa entra em vigor a partir do próximo domingo, dia 17, em todas as linhas da cidade, abrangendo o período da meia-noite até 23h59.
Conforme comunicado da prefeitura, a isenção também será válida no Natal (25) e no Ano Novo. A administração municipal alega que essa medida visa estimular o uso do transporte público, ampliar o acesso a atividades de lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais, ao mesmo tempo em que busca impulsionar a economia e a oferta de empregos.
O prefeito destacou a variedade de opções disponíveis para a população aos domingos. "Só de espaços culturais da prefeitura que abrem aos domingos, são 78, de espaços esportivos, 45, além de 112 parques", afirmou.
Ricardo Nunes esclareceu que a implementação dessa medida não implicará em aportes financeiros adicionais por parte da administração municipal. "Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Deixaremos de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, que soma R$ 280 milhões no ano", explicou.
Quanto ao uso prático, os passageiros precisarão apenas do Bilhete Único, pois a tarifa não será cobrada no validador. Para quem não possui o Bilhete Único, o cobrador ou motorista liberará a passagem do passageiro pela catraca. "A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado. Para o usuário que não tem o Bilhete Único, o cobrador tem um bilhete de bordo que liberará a catraca", esclareceu Levi Oliveira, diretor-presidente da SPTrans.
Imagem: Reprodução/Facebook Ônibus SP
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!