Segundo dados levantados pelo banco Goldman Sachs, as Inteligências Artificiais (IAs) podem automatizar mais de 300 milhões de empregos no mundo inteiro.
IAs como o ChatGTP, que desenvolvem conteúdos praticamente idênticos ao de um humano e com muito mais velocidade, serão os responsáveis por essa automatização.
Saiba mais informações a seguir.
Dois terços dos empregos nos Estados Unidos e na Europa, estima o banco, já estão sujeitos a algum grau de automatização pelas IAs.
Isso causaria um impacto direto na economia global, por exemplo. O Produto Interno Bruto (PIB) mundial cresceria 7% em 10 anos, já que o nível de produtividade seria exponencialmente maior.
Do ponto de vista econômico, os economistas da Goldman Sachs explicam que a automatização desses empregos seria um grande avanço.
"Apesar da incerteza significativa em torno do potencial da IA generativa, sua capacidade de gerar conteúdo indistinguível da produção criada pelo homem e de quebrar as barreiras de comunicação entre humanos e máquinas reflete um grande avanço com efeitos macroeconômicos potencialmente grandes", dizem.
Os economistas dizem que a sociedade, historicamente, consegue criar novas ocupações, mesmo com grandes mudanças com o avanço da tecnologia, como se pode presenciar agora com as IAs.
Isso pode resultar em um "boom" de produtividade, que ainda não se sabe quando vai acontecer, mas pode estar próximo. A automatização de empregos traria mais economia às empresas, além do fato de que a criação de novos postos de trabalho e o aumento da produtividade nos cargos que não sofrerão alterações aumentariam o crescimento econômico.
“O surgimento de novas ocupações após as inovações tecnológicas responde pela grande maioria do crescimento do emprego a longo prazo”, explicam.
Na última quarta-feira (29), uma carta aberta foi lançada por especialistas, pesquisadores e até empresários como Elon Musk, a fim de incentivar a pausa do desenvolvimento das IAs por seis meses, já que elas podem representar riscos para a humanidade devido às ausências de protocolos de segurança e o avanço rápido dessas ferramentas.
O que achou? Deixe sua opinião nos comentários!
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!