No ano de 2022, o Brasil registrou um alto número de acidentes de trabalho, chegando a 612,9 mil notificações. Dessas notificações, tivemos 2,5 mil óbitos registrados. O setor que mais sofre com os acidentes são o de atendimento hospitalar, seguidos de técnicos de enfermagem, batendo 59 mil e 36 mil casos, respectivamente.
Os dados foram divulgados nesta última quarta-feira (29) pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do MPT. Segundo o professor Ildeberto Muniz, da Faculdade de Medicina de Botucatu, afirma que os dados refletem só os números do INSS, de quem é vinculado a empregos normais, que tem contribuição da Previdência Social.
Além disso, também há informações também foram divulgadas informações de notificação obrigatória do atendimento do SUS, relacionados aos acidentes de trabalho. Foram 392 mil notificações.
Pelo INSS, foram 148 mil concessões de previdência para acidentados e 6,5 aposentadorias por invalidez.
A cidade de São Paulo teve, só ano passado, 51 mil notificações de acidentes. Logo atrás temos o Rio de Janeiro, com 18 mil, e Belo Horizonte, com 11 mil acidentes.
O Professor Ildeberto Muniz ainda acrescenta:
“A informação previdenciária tem como principal filtro que ela se refere ao trabalhador que está vinculado ao seguro de acidente de trabalho. Então, aqueles dois terços da população trabalhadora que não estão no mercado de trabalho, a gente nem pode dizer que a falta daquela informação no dado da Previdência seja sub-registro, porque não é intenção da Previdência ter mesmo aquele registro, ele é por princípio excluído.”
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!