Taubaté celebrou seus 378 anos nesta terça-feira (5). Porém, este ano a data não foi considerada feriado na cidade, ao contrário de anos anteriores.
A mudança ocorreu em 2022, quando a Câmara aprovou um projeto apresentado pelo prefeito José Saud (MDB) para revogar o feriado, e essa medida entrou em vigor neste ano.
O feriado municipal foi estabelecido em 2011 por meio de um projeto de lei do ex-vereador Jeferson Campos, que argumentou que, assim como na capital paulista, Taubaté poderia ampliar seus feriados municipais de quatro para cinco.
O propósito era integrar no calendário oficial de Taubaté datas consideradas historicamente e culturalmente relevantes para os moradores da cidade. O projeto foi aprovado, transformando-se em lei e instituindo o dia 5 de dezembro como feriado municipal.
Contudo, em novembro de 2022, o atual prefeito, José Saud (MDB), encaminhou à Câmara dos Vereadores um projeto de lei visando revogar o feriado. O projeto foi aprovado em duas votações pelos vereadores e, posteriormente, sancionado pelo próprio prefeito, entrando em vigor neste ano, marcando o primeiro ano sem o feriado.
A justificativa para a extinção, conforme expressa no projeto de lei enviado à Câmara, baseia-se no contexto da pandemia, que impactou a economia. A suspensão do feriado foi apresentada como uma forma de "compensar as paralisações sofridas e fomentar a economia local".
Apesar disso, o dia 5 de dezembro representa a elevação do povoado de Taubaté à categoria de vila, sendo reconhecido como o aniversário da cidade, habitualmente celebrado com eventos culturais, incluindo shows, para os moradores.
Atualmente, os feriados municipais restantes em Taubaté são: Sexta-feira da Paixão (7 de abril), Dia de São Benedito (segunda-feira após o domingo de Páscoa, 10 de abril), Corpus Christi (8 de junho) e Dia de São Francisco das Chagas, padroeiro de Taubaté (4 de outubro).
Imagem: pch.vector/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!