As possibilidades de emprego em Caucaia estão prestes a aumentar. A usina termelétrica a gás receberá um investimento de R$ 5 bilhões para entrar em atividade em julho de 2026, além de gerar 1,7 mil oportunidades de emprego no setor.
Na quarta-feira (15), o Prefeito Vitor Valim recebeu os representantes da Portocem Energia S.A, uma sociedade empresarial que venceu o primeiro leilão de Reserva de Capacidade de Potência.
As futuras vagas terão como finalidade respaldar e expandir o setor termelétrico da região, o qual será capaz de produzir ⅔ da energia que é atualmente utilizada no estado do Ceará. Novos empreendimentos são esperados para a região.
As obras referentes à usina terão início em abril deste ano. A informação foi divulgada por Paulo Monteiro Barbosa Filho, empresário representante da Portocem Energia S.A, na Assembleia Legislativa do Ceará.
A obra ocupará 30 hectares do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O combustível usufruído para a produção de energia elétrica será o gás natural, uma fonte limpa e ecológica.
O projeto deve estar concluído em um prazo de três anos e meio. Estima-se que 1.700 empregos poderão surgir no decorrer da obra. Novos investimentos no setor podem acabar refletindo em um aumento dessas possibilidades.
O prefeito de Caucaia está esperançoso sobre os efeitos da usina em todo o estado. Para Vitor Valim, Caucaia é a entrada para novos apoios à região cearense. O depoimento foi realizado na recepção de Roman Dias e outros executivos da Portocem.
“Para se ter uma noção da importância dessa termelétrica, ela terá a capacidade de gerar 2/3 da energia que o Ceará consome atualmente. São quase R$ 5 bilhões de investimento, geração de emprego, arrecadação para o município e desenvolvimento cada vez maior para a nossa cidade”. (Vitor Valim)
Desde 2021, as políticas públicas vem refletindo no crescimento de ofertas de emprego em Caucaia. Informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam o município como o terceiro que mais ampliou empregos formais no Ceará, ficando atrás apenas de Fortaleza e Juazeiro do Norte.
A Prefeitura busca estimular ainda mais o crescimento do número de empregados efetivados, por meio de capacitações de empreendedorismo, programa de jovem aprendiz em empresas instaladas na região, como o Correios, e investimentos semelhantes aos agregados na usina.
Imagem: Reprodução/SEFIN Caucaia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!