A cidade de São Paulo, via Prefeitura Municipal, visa aumentar em 200 km a faixa azul exclusiva para o trânsito de motociclistas nas vias públicas.
A medida pretende dar mais segurança aos motociclistas, visto que a cidade teve o maior número de mortes no primeiro semestre do ano desde 2016.
Saiba mais informações a seguir.
A faixa azul para motociclistas foi implementada em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio. Não houve registro de óbitos no trecho desde então. Ela visa sinalizar onde as motos podem transitar em segurança nas vias, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego.
As faixas também estão presentes em outras vias, como a Avenida dos Bandeirantes em ambos os sentidos entre a Marginal do rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro.
O objetivo da Prefeitura é implementar a faixa azul nas ruas Jacu-Pêssego e da Consolação e nas avenidas Nove de Julho, Brigadeiro Faria Lima, Ibirapuera, Aricanduva, Ipiranga, Luiz Dumont Villares, entre outras.
Os dados do Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, apontam que houve 83 mortes de motociclistas entre janeiro e março. Isso representa quase 40% das mortes no trânsito. Assim, a moto é o meio de transporte mais perigoso na cidade.
Só no primeiro trimestre do ano, o número de vítimas totais no trânsito foi de 209. É o maior número desde 2016. Em relação a esse mesmo período no ano passado, houve aumento de 11%. São duas mortes por dia em média.
Ricardo Teixeira, secretário de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, explicou a quantidade de mortes.
"O pós-pandemia trouxe mudanças na forma de trabalhar, na quantidade de gente andando de motocicletas. Hoje faz 15 meses que não temos uma morte de motociclista na avenida 23 de maio. Morre um motociclista por dia, e um pedestre também [na cidade toda]", afirmou o secretário ao jornal Folha de São Paulo.
Para saber tudo sobre vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!