Segundo o relatório apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, 80% das escolas públicas de São Paulo estão com vistoria contra incêndios vencida e cozinhas funcionando sem alvará da Vigilância Sanitária.
O relatório foi apresentado nesta quinta-feira (27). Ao todo, 197 escolas passaram pela vistoria surpresa, sendo 39 estaduais e 158 municipais.
Saiba mais informações a seguir.
A pesquisa feita pelo Tribunal de Contas mostrou alguns dados sobre os problemas encontrados nas escolas paulista durante a vistoria.
Das 197 escolas visitadas, 80,20% estão com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido e 67,01% não possuem hidrantes. Das 93,4% das escolhas que têm extintores de incêndio, 19,57% estão fora do prazo de validade.
Há altos números com problemas de infraestrutura também. Para a alimentação adequada dos estudantes, 82,01% das cozinhas das escolas não têm alvará da Vigilância Sanitária. Também foram encontradas inadequações na dispensa para armazenar os alimentos, em que 25,79% estão com produtos vencidos e guardados de maneira inapropriada, como em contato com o chão, a parede ou o forro.
O relatório evidencia que, em 53,3% das escolas, não há biblioteca, 31,98% não apresentam câmeras de segurança e as que têm, 7,46% não funcionam.
Em relação à higiene, falta sabão em 38,5% das escolas e não há papel higiênico em 26,9% delas.
No documento do Tribunal de Contas, os pesquisadores comentam como os resultados podem ajudar na melhoria dessas instituições de ensino no futuro.
"Trata-se de iniciativa inovadora de inestimável valor institucional, tanto pela temática que a instruiu, quanto pela mobilização, denotando o esforço dos Tribunais de Contas que objetiva mapear e evidenciar as condições de infraestrutura das escolas para estimular a adoção de melhorias", escreveram no documento.
Para saber tudo sobre vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!