A presença crescente da inteligência artificial generativa em nosso dia a dia agora pode facilitar a busca por emprego no LinkedIn com apenas um clique e em questão de segundos. Lançada no início de novembro, essa novidade está sendo gradualmente disponibilizada para os assinantes dessa rede social.
Atuando como um coach para candidatos a emprego, a tecnologia, alimentada pelo GPT-4 da OpenAI (o mesmo por trás do ChatGPT), oferece assistência aos usuários de várias maneiras. Por exemplo, ela pode pesquisar oportunidades de emprego, empresas e setores em ascensão, além de avaliar a adequação do perfil do usuário às oportunidades disponíveis no momento.
A IA também pode orientar sobre a melhor abordagem para se destacar em uma vaga específica, aumentando assim as chances de sucesso na candidatura. Além disso, fornece informações valiosas sobre o empregador e o setor em que atua, dados cruciais para uma entrevista de emprego bem-sucedida.
Segundo a empresa ligada à Microsoft, o chatbot consegue identificar lacunas no currículo do usuário que podem prejudicá-lo durante o processo de seleção. Em alguns casos, sugere alterações no perfil para tornar a pessoa mais competitiva na busca por oportunidades de emprego.
Além de oferecer uma experiência personalizada na busca por oportunidades de trabalho que muitas vezes não são encontradas em pesquisas convencionais, o novo recurso analisa artigos, conversas e comentários em busca de informações relevantes para o candidato. A partir desses dados, são fornecidos resumos e insights baseados nas postagens.
Aproveitando as ferramentas recentemente lançadas no Microsoft Bing, a inteligência artificial do linkedIn explora a web em busca de "informações oportunas e abrangentes" para manter o usuário atualizado sobre o mercado de trabalho. Com isso, disponibiliza respostas rápidas sobre as principais tendências, baseadas em discussões de especialistas.
Finalmente, o chatbot pode localizar perfis de funcionários que trabalham em empresas com vagas abertas, facilitando o contato direto com os responsáveis pela contratação. E se houver dúvidas sobre como se comunicar com os recrutadores, a inteligência artificial generativa ajuda na redação da mensagem.
Atualmente, essa IA do LinkedIn destinada a auxiliar na busca por emprego está disponível apenas para assinantes da plataforma. De acordo com a empresa, esse recurso será inicialmente oferecido a um grupo restrito de pessoas, com acesso à interação com o chatbot.
Imagem: Reprodução/Bloomberg
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!