A Inteligência Artificial (IA) tem ficado cada vez mais comum e sofisticada, o que pode afetar diretamente várias profissões que conhecemos hoje. Algumas delas podem ser substituídas, transformadas ou desaparecerem completamente.
Diversas áreas podem ter seus cargos impactados e isso mudará completamente o mercado de trabalho nos próximos anos. Veja, a seguir, o que é a IA e quais desses empregos sofrerão mudanças.
A Inteligência Artificial consiste em sistemas ou máquinas que imitam o pensamento humano. Quanto mais dados ela coletar, mais a plataforma fica inteligente. Ela não se limita a uma função em si, mas sim ao seu superpoder de pensamento e à análise de dados.
Segundo Alfredo Boente, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Ciência da Computação na Universidade Veiga de Almeida (UVA) do campus Tijuca, “os sistemas especialistas são munidos de métodos e técnicas de IA, compostas por algoritmos expertos, conjunto de regras, mecanismo de inferência, e apresentam ‘capacidade’ de simular o raciocínio humano”, disse ao portal Tecnoblog.
Um dos exemplos mais famosos atualmente é o Chat GPT. Ele é um robô com várias funcionalidades, como gerar textos e imagens, conversar com o usuário respondendo perguntas e criando códigos.
Outros casos são os chatbots, que respondem os clientes automaticamente em aplicativos de conversa, e mecanismos de recomendação, que já sugerem o que o usuário quer assistir ou ouvir em serviços de streaming (tecnologia que possibilita a transmissão de conteúdo online e nos permite consumir filmes, séries e músicas).
Veja, a seguir, algumas profissões ameaçadas pelo crescimento do uso de Inteligência Artificial.
Com a sua grande capacidade de processamento, a análise de dados seria muito mais rápida, em maior quantidade. Essa ferramenta geraria insights para as empresas, excluindo a possibilidade de um humano fazer isso.
A IA já é capaz de responder perguntas dos clientes, tanto através de ligações quanto em chats. Sendo assim, questões frequentes e consultas rápidas já podem ser feitas dessa forma.
Os procedimentos de pagamento já podem ser feitos de forma automática, sem a presença de uma pessoa para conduzir a ação. Isso já é feito em muitos países, como Japão, Coreia do Sul, Brasil e Dinamarca.
Alguns modelos de carro, como o Tesla, do empresário Elon Musk, já possuem a funcionalidade de piloto automático, o que pode ser muito usado para transporte de cargas e de passageiros em grande escala.
Ainda que possa haver preocupação sobre a troca do trabalho humano pela tecnologia, ela permite otimizar o trabalho e, na maioria dos casos, é aliada, facilitando e oferecendo novos recursos.
Você já usou Inteligência Artificial no seu trabalho? Acha que seu emprego pode estar ameaçado por ela? Conte para a gente nos comentários!
Imagem: rawpixel.com/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!