Em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a área territorial do Brasil aumentou em 72,2km². Os dados foram divulgados na última quarta-feira (29).
O aumento se dá por novos delineamentos da fronteira internacional em regiões do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Portanto, a expansão foi de 8.510.345,540 km² (em 2021) para 8.510.417,771km².
Com imagens de satélite divulgadas pelo próprio IBGE, é possível ver as áreas em que tivemos a expansão. Segundo o Instituto, a área delimitada é maior do que se imaginava, mas não houve mudança de fronteiras - apenas a mensuração de superfície em trechos da fronteira.
Essa mudança acontece por causa dos dados que são fornecidos por Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores e, também, por causa da melhora das imagens de satélite.
Além da nova delimitação territorial, o IBGE também divulgou na última quarta-feira novos mapas com os limites atualizados nos municípios brasileiros. A mudança aconteceu entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.
Ao todo, 174 municípios passaram por mudanças, e o estado que sofreu mais com as mudanças foram Rio Grande do Sul (61), Pernambuco (50) e Paraná (47). Outros estados também sofreram com as atualizações, mas em menor quantidade, como Mato Grosso (6), Maranhão (3), Rio Grande do Norte (3), além de Tocantins (2) e Goiás (2).
Segundo Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais, da Diretoria de Geociências do IBGE, essas atualizações podem ocorrer por publicação de nova legislação, decisão judicial e outros relatórios técnicos pelos órgãos que são responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!