A pandemia do novo Covid-19 trouxe inúmeras adaptações para o mercado de trabalho. Dentre elas, o home office. Essa modalidade chegou de forma tímida, mas com o passar do tempo vem adquirindo mais adeptos.
Essa é uma tendência que está em expansão nas empresas brasileiras. Dados levantados pela Think Work Lab apontam que 57% das instituições analisadas estão investigando as melhores possibilidades de manter o trabalho híbrido ou totalmente remoto.
Mas o que é home office? E quais as demandas que giram em torno dos trabalhadores que são adeptos desse tipo de trabalho? Saiba mais!
Essa modalidade consiste na substituição de escritórios ou outros locais de trabalho pela residência dos colaboradores. Dessa forma, a comunicação e execução das atividades ocorrem pelo uso de smartphones, notebooks, computadores ou aplicativos.
Essa tendência surgiu nos Estados Unidos após o advento da internet e a popularização dos smartphones. A tecnologia permitiu o deslocamento de alguns funcionários para outros locais de trabalho como casas, cafés ou bibliotecas.
Embora o home office facilite o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, muitos brasileiros acabam demorando para se organizar. Com isso em mente, confira 5 dicas para otimizar o tempo de trabalho híbrido ou totalmente remoto.
Foco e organização constituem a base para um bom rendimento. Porém, em casa, em uma biblioteca ou em um café, algumas distrações podem se fazer presentes, sendo necessário o apelo a estratégias para maximizar os resultados do trabalho.
Esse é um bom começo. Diminuir o contato com a internet ou aplicativos de entretenimento pode auxiliar na manutenção do foco no trabalho. Algumas funcionalidades de smartphones podem ajudar nesse processo, como o bloqueio de notificações ou a programação de horários.
Levando em consideração o tempo que será destinado para a jornada de trabalho, o cenário em si pode tornar o trabalho mais prazeroso. Separar um escritório, uma mesa, suprimentos e acessórios importantes é o ideal. Coworking também é uma possibilidade.
Não é por haver um ambiente mais confortável de trabalho que se pode relaxar demais. Organizar os afazeres com seu respectivo tempo de dedicação, impor limites de contato com pessoas que não estão relacionadas ao serviço e manter um ritmo saudável são medidas que podem potencializar os resultados.
Separar alguns minutos para um breve descanso, um café ou alguma atividade de alongamento é essencial. Nesse período, é bom conferir se o ritmo de trabalho está adequado ou se é necessário fazer novas adaptações.
O simples fato de não sair de casa diminui as chances de atrasos causados por trânsito, acidentes e outros percalços. Levando isso em consideração, cumprir o horário fixo de trabalho torna-se mais fácil e ganhar alguns minutos extras para suas atividades.
Gostou das dicas? Já salva o link da matéria e compartilha com amigos que estejam se adaptando ao home office. Não esqueça de comentar sobre suas próprias dicas e estratégias para lidar com essa modalidade.
Imagem: StartupStockPhotos/ Pixabay
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!