O Governo do Estado de São Paulo abriu inscrições para mais de 1,7 mil vagas em 25 opções de cursos gratuitos para a qualificação de jovens entre 14 e 24 anos nas áreas de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação na Região Metropolitana de São Paulo.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os cursos atendem às demandas do mundo de trabalho atual, principalmente para aqueles que buscam o primeiro emprego.
Confira quais são esses cursos e onde encontrá-los a seguir.
Os cursos estão disponíveis nas seguintes cidades da Região Metropolitana: Barueri (50), Cotia (185), Diadema (75), Franco da Rocha (50), Itapevi (20), Mairiporã (40), Mauá (160), Mogi das Cruzes (225), Osasco (200), Pirapora do Bom Jesus (30), Santana de Parnaíba (140), Santo André (100), São Bernardo do Campo (155), São Caetano do Sul (175) e Suzano (100).
São 25 cursos no total, entre eles:
Jovens com ensino fundamental completo estão aptos para participar. A prioridade é dos estudantes matriculados no ensino médio de escolas estaduais e Etecs.
As inscrições vão até o dia 13 de março e não é necessário realizar processo seletivo. Os interessados devem acessar o site da Novatec, fazer o cadastro e selecionar o município para verificar quais cursos estão disponíveis em cada cidade.
A comunicação com os inscritos é feita exclusivamente por e-mail com os dados pessoais de cada candidato conforme informados no ato do cadastro. As aulas têm previsão de início no dia 3 de abril.
Os cursos serão feitos presencialmente na unidade de ensino escolhida pelo estudante. Eles têm duração de 120 horas e podem ser realizados ao longo de 4 meses.
Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso. Para receber o valor, os estudantes devem ter 75% de frequência durante o curso e não receber seguro-desemprego.
No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários-mínimos. O pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares.
O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.
Imagem: Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!