Duas contas do Instagram foram denunciadas pelo Canaltech por utilizar a plataforma para realizar o golpe da vaga de emprego. O caso foi divulgado no dia 30 de novembro.
Em uma propaganda nessa rede social, um perfil que se passava pela Amazon oferecia oportunidades com remuneração de R$ 700,00 por dia. Outra tentativa de golpe acontecia em um grupo de mensagens com pessoas se passando por recrutadores do Mercado Livre. Na resposta enviada ao Canaltech, o Instagram não disse se o conteúdo foi tirado do ar.
Apesar de ser novo no Instagram, o golpe da vaga de emprego já é comum em outras redes. A Psafe, empresa especializada em prevenção de ameaças virtuais, detectou 608 mil tentativas do crime entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.
As principais características do golpe do falso emprego são:
Os pesquisadores da Universidade de Cambridge, David Modic e Stephen E. G. Lea, decidiram estudar os aspectos psicológicos dos golpes virtuais.
No artigo Scam Compliance and the Psychology of Persuasion (em tradução livre, Conformidade da Fraude e a Psicologia da Persuasão), eles determinam os motivos pelos quais as pessoas acreditam em golpistas. Entre eles, podemos citar:
Obviamente, confiamos mais em remédios que são receitados por médicos ou informações sobre impostos dadas por economistas. Sabendo disso, os criminosos vão se colocar como uma autoridade no assunto.
No caso do golpe da vaga de emprego, as empresas citadas são sempre renomadas.
Segundo Modic e Lea, as pessoas tendem a se comparar com o resto dos indivíduos da comunidade em que estão inseridas. Por isso, muitos golpes contam com uma mensagem que diz que um grande número de pessoas já aproveitou a oferta.
Produtos ou serviços com pouca disponibilidade são sempre mais atraentes. Isso justifica porque os brasileiros são conquistados pelas oportunidades de emprego. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país teve 9,5 milhões de desempregados no terceiro trimestre de 2022.
Para se proteger do golpe do falso emprego:
Agora, se você acha que já caiu no golpe, a Polícia Civil do Paraná faz algumas recomendações. É aconselhado que a vítima nunca apague as conversas, que faça prints dos perfis e contatos dos golpistas, bloqueie cartões e contas que não estão em segurança e registre o boletim de ocorrência.
Para encontrar um emprego sem cair em golpes, fique atento às diversas oportunidades que postamos aqui no site.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!