Fechar a lacuna observada entre o ensino superior e o mercado de trabalho ainda é um desafio. As mudanças provocadas pela pandemia, principalmente no âmbito dos avanços tecnológicos, são responsáveis por dificultar ainda mais o cenário.
Essa lacuna foi medida pela 3ª Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, feita no fim do ano de 2021. E agora, no final de abril, um evento promete reunir instituições de ensino e empresas para uma discussão acerca desse desafio nacional.
Saiba mais sobre o atual cenário na transição universidade-trabalho.
De acordo com a 3ª Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, realizada pelo Instituto Samesp e pela Symplicity em 2021, 43,1% dos estudantes acreditam que o que é ensinado e a forma como isso é feito nos cursos de graduação está muito distante das exigências do mercado de trabalho.
Apesar disso, 64,6% de alunos de instituições de ensino superior privadas e 68,3% dos advindos das públicas pensam que o diploma garante uma melhor empregabilidade. O que os graduados também pontuaram é que algumas ações podem ser feitas para minimizar as dificuldades da transição.
No entanto, essas ações também podem partir de outras entidades que se importem com a qualidade do ensino superior brasileiro e com a formação dos jovens universitários. É o caso do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRE-SP).
Com o intuito de aproximar as instituições de ensino superior e as empresas do mercado de trabalho, o Conselho vai promover o I Fórum Conexão Empregabilidade - Da academia ao mercado. O evento acontece nos dias 26 e 27 de abril, online e gratuitamente, das 9h às 13h.
A programação conta com palestras, entrevistas e painéis, com temas que vão da formação dos cursos de Administração e Gestão visando o mercado até a relevância dos programas de estágio e trainee. O evento vai ser transmitido pelo canal A Serviço da Administração, no Youtube.
Imagem: Reprodução/Getty Images
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!