Em um ambiente empresarial altamente competitivo, reter funcionários por longos períodos é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais de Recursos Humanos e pelas empresas.
Com mudanças nos hábitos e nas prioridades, os trabalhadores brasileiros agora buscam oportunidades que não apenas atendam às suas necessidades básicas, mas que também ofereçam benefícios adicionais. Eles valorizam empresas que se preocupam com seu bem-estar, saúde, reconhecimento e remuneração adequada.
Segundo um estudo realizado pela consultoria de recrutamento Robert Half, 64% dos trabalhadores têm planos de mudar de emprego em 2024. Entre os motivos estão o desejo de crescimento profissional, aumento salarial, melhores benefícios e a preferência por modelos de trabalho remoto ou híbrido.
Esse número deve servir como um alerta para as empresas que desejam manter seus talentos, já que a saída de colaboradores pode impactar negativamente os processos e resultados da empresa, além de gerar custos financeiros e perda de tempo.
Wander Luiz Camargo, gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil, destaca a importância de os gestores monitorarem o nível de satisfação de seus colaboradores e buscarem formas de mantê-los engajados. Ele ressalta algumas dicas para que as empresas consigam reter seus talentos:
Ao priorizar o crescimento profissional, o bem-estar e a saúde dos funcionários, juntamente com uma remuneração adequada, as empresas podem aumentar suas chances de reter talentos e manter uma equipe engajada e produtiva.
Imagem: Reprodução/Getty Images
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!