O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, já capacitou 500 pessoas no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Grande ABC.
No estado todo, são mais de 22,3 mil pessoas qualificadas pelo curso oferecido pela Secretaria. As aulas são voltadas para pessoas com ou sem deficiência auditiva.
Saiba mais informações a seguir.
O curso é ministrado por quatro professores surdos e eles ensinam aos alunos tópicos como o alfabeto, a cultura e a identidade surda, cumprimentos e saudações, gramática, entre outros.
As aulas são feitas via Zoom, plataforma de videochamada, em parceria feita com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI).
O curso tem a carga horária de 40 horas, 30 delas são aulas ao vivo e as outras 10 horas são extras. Ele é dividido em 10 aulas ministradas no período noturno, uma vez por semana. Aos sábados, são 7 aulas.
O certificado é entregue a quem conseguir nota mínima 5,0 e ter pelo menos 75% de frequência.
Outros temas abordados são: o que é Libras, comunicação entre surdo e ouvinte, regionalismos na Libras, condições climáticas, advérbios de tempo e calendário, singular e plural, animais, expressões faciais, números: cardinais e quantidades, dias da semana, família, sentimentos, horas/duração, localidades, direção/perspectiva, meios de transporte, profissões, verbos, entre outros.
Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva moram no estado e são diretamente impactadas, já que o curso possibilita que pessoas ouvintes possam se comunicar com os falantes de Libras.
As inscrições podem ser feitas mensalmente através do site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br. A abertura de novas vagas são anunciadas nesse endereço e também pelas redes sociais.
Imagem: Reprodução / Governo do Estado de São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!