A busca por um trabalho traz consigo uma série de etapas, dentre elas, a entrevista de emprego. Nesse momento, são diversas as perguntas que são feitas para um candidato interessado, o que exige certo grau de atenção para respondê-las.
Conduta pessoal, hobbies, aptidões ou defeitos são alguns dos questionamentos que buscam pontuar e analisar se o perfil do candidato está em sintonia com o cargo, quadro de funcionários e empresa.
Sabendo disso, uma boa maneira de evitar a apreensão é estar ciente das principais perguntas e como respondê-las. A resposta adequada pode ser o diferencial na hora do recrutador definir sua predileção. Saiba mais!
É válido mencionar que nenhuma pergunta é ao acaso e cada uma delas é feita por um motivo pertinente à vaga. Além da questão verbal, a linguagem corporal do candidato diante da pergunta poderá sinalizar se ele está sendo honesto ou não com suas respostas.
Esse acaba sendo o pontapé inicial de muitas entrevistas. Embora simples, a pergunta contém uma pegadinha. O objetivo aqui é descobrir se o perfil e experiências do candidato serão úteis profissionalmente. Então, o ideal é que sejam priorizadas as experiências profissionais, ao invés de focar em informações pessoais, como situações pertinentes de cargos passados, objetivos e visão de mundo.
Identificar suas principais habilidades é o objetivo do recrutador por trás dessa pergunta. A resposta permitirá a ele deduzir qual perfil entre a concorrência contribuirá melhor para o desempenho da função designada.
Evite respostas genéricas e exponha aquilo que há em você que possa fortalecer a empresa em que irá atuar. Criatividade, flexibilidade, proatividade, entusiasmo e pontualidade são ótimos pontos para citar. Não minta sobre suas qualidades, pois as mesmas serão cobradas caso seja contratado.
Esse questionamento sempre está atrelado ao anterior. O recrutador busca descobrir suas maiores dificuldades e como você consegue lidar com elas diante das situações da vida profissional.
Independente do que pontue, ansiedade, perfeccionismo, impaciência ou timidez, adicione sempre uma solução ou esforço para superar. Se você é tímido ao se comunicar, diga que o desconforto diminui a cada tentativa. Se você está ansioso, diga que isso lhe faz planejar seus passos para evitar imprevistos. Equilíbrio na resposta é a chave.
Aqui é observado a postura dos candidatos durante o período de ociosidade entre um emprego e outro. Uma postura proativa nesses intervalos é bem avaliada na hora da seleção.
Enquanto alguns ficam em casa esperando as empresas entrarem em contato, muitos profissionais buscam se aperfeiçoar. É pertinente dizer na resposta que houve busca de aperfeiçoamento, como presença em palestras, aulas online ou cursos para estar mais apto nos processos seletivos.
As respostas ditas em entrevista são um reflexo de cada participante. Por isso é válido olhar para si e identificar tudo o que lhe é particular. As informações alcançadas serão um diferencial diante da mesmice em que muitos se colocam.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!