De acordo com um novo estudo da Gartner, empresas sem regras explícitas sobre o trabalho híbrido têm um aumento de 12% na probabilidade de um funcionário sair. O que a pesquisa mostra é que esse tipo de modelo é mais bem-sucedido, porque apresenta algumas práticas específicas de trabalho.
“À medida que as organizações criam modelos de trabalho híbrido mais formalizados, os líderes de RH podem reduzir o atrito no trabalho e aumentar o engajamento, estabelecendo e comunicando novas normas de forma mais intencional e explícita", afirma Caitlin Duffy, diretor da prática de RH da Gartner.
Saiba mais sobre os dados do estudo.
O que a nova pesquisa da Gartner descobriu é que os modelos híbridos de maior sucesso apresentam explicitamente algumas categorias de normas explícitas. São elas aquelas que promovem conexão, que possibilitam flexibilidade e que ampliam a visibilidade.
Portanto, a criação de uma transparência em relação às preferências de trabalho é uma possibilidade para os funcionários desenvolverem políticas de equipe em conjunto. Esse compartilhamento acaba por melhorar o envolvimento, desenvolvimento e inclusão dos trabalhadores no modelo híbrido.
As equipes híbridas que compartilham essas preferências de trabalho, segundo o estudo, têm um engajamento 8% maior, assim como um desempenho ampliado em 5% e um senso de inclusão 7% maior, quando comparado àqueles que não realizam o compartilhamento.
“O compartilhamento de preferências de trabalho não deve ser uma ocorrência estática e única, pois as preferências de trabalho evoluem com o tempo e com as mudanças na equipe”, aponta Duffy. Segundo ele, as organizações precisam revisitar e atualizar as preferências de trabalho.
Portanto, a preocupação com a cultura organizacional tem levado empresas a adotarem o modelo híbrido para favorecer a produtividade. A pesquisa afirma que as companhias sem essas regras explícitas de trabalho híbrido têm 12% mais chance de ter um funcionário pedindo para sair.
Imagem: Reprodução / Getty Images
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!