O estudo Talent Trends 2023, feito pela consultoria global Randstad, mostra que 92% das empresas brasileiras vão investir na busca de talentos ao invés de reduzir custos.
Mais de 900 líderes de RH e diretores em 18 mercados foram consultados sobre o desenvolvimento de jovens e suas carreiras nos próximos meses.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
As empresas têm tomado a decisão de apostar em jovens talentos a fim de evitar problemas que as afetaram muito nos últimos anos: as demissões em meio a um cenário de incerteza econômica do país.
O desafio também está na retenção desses talentos. No Brasil, 54% dos profissionais entrevistados responderam que obter e reter talentos impacta nos negócios e que isso é uma dificuldade. A taxa mundial é de 42%, por exemplo.
O estudo também mostrou que 98% dos entrevistados manterão ou aumentarão o investimento em contratações, com o desenvolvimento da marca empregadora. Estratégias de diversidade, equidade e inclusão (DEI) já recebem investimento de 86% dos profissionais ouvidos. A melhora da experiência dentro das empresas ajuda a atrair os melhores talentos.
Fabio Battaglia, CEO da Randstad Brasil, comentou que a busca pela retenção de profissionais passa por uma mudança de ambiente nas empresas.
“As atenções estão voltadas para a estratégia de retenção, o que representa uma mudança significativa na cultura de valor das empresas”, disse.
Segundo o estudo, 78% dos entrevistados disseram que é necessário investir em capacitação, como treinamentos e gestão de carreira dos colaboradores. Outra preocupação dos contratantes é atrair a atenção de profissionais da Geração Z através de práticas sustentáveis e éticas.
Para saber tudo sobre empregos e empresas, além de vagas e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: StockSnap / pixabay.com
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!