O mercado de trabalho está sempre evoluindo e novas ferramentas e tecnologias estão alterando as experiências dos escritórios. Hoje, para se tornar um profissional atualizado nas novas tendências, o segredo é não parar de estudar. Nesse sentido, os cursos livres são muito úteis para continuar estudando.
Mary Murashima, diretora de gestão acadêmica da Fundação Getúlio Vargas - Instituto de Desenvolvimento Educacional (FGV IDE), explica que os cursos livres "são rápidos, mais baratos do que os de longa duração e que oferecem maior personalização para a formação". Entenda como os cursos livres podem ajudar na potencialização da sua carreira.
Com as transformações do mercado, os cursos livres aparecem como uma alternativa para maior capacitação. "Os programas tradicionais de graduação não dão conta dessa variação de novos saberes e novos dados. Então, o curso livre consegue preencher esses gaps muito específicos", afirma a diretora.
Para além de uma oportunidade de educação continuada, os cursos livres são ótimas opções para quem ainda não definiu qual profissão seguir ou ainda se encontra no começo da graduação. Dessa forma, esses cursos ajudam o profissional a ter uma ideia inicial do que lhe espera no mercado de trabalho.
Para algumas pessoas, um curso livre pode ser uma chance de se aprofundar em uma determinada área sem, necessariamente, iniciar uma graduação, que costuma levar tempo e exigir dinheiro. E a pandemia também levou os cursos para o ambiente online, o que facilitou ainda mais a vida dos estudantes.
"Toda a realidade dos cursos a distância mudou muito durante a pandemia. Sem poder estudar presencialmente, as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira face do EaD, reconhecer as vantagens e abrir mão dos preconceitos", aponta Murashima.
Bruna Guerreiro, de 23 anos, concluiu seis cursos livres na área de recrutamento e seleção e desenvolvimento de carreira. "Consegui meu primeiro estágio em uma multinacional apenas com esses cursos no meu currículo, pois só tinha experiências informais e não remuneradas na área", afirma.
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!