A falta de experiência profissional deve ser utilizada como um incentivo para aqueles que estão procurando um primeiro emprego. Mesmo que isso possa parecer um desafio, essa situação pode motivar a elaboração de um currículo de qualidade.
A especialista em recolocação, Taís Targa, afirma que “quando você está fazendo o currículo para o primeiro emprego, é muito importante que você revise o que fez de atividades nos últimos anos”. Ou seja, relembrar experiências do passado.
Saiba como preparar um currículo de qualidade.
“Se você foi voluntário, chefe de escoteiro, representante de turma, se ganhou prêmio de melhor redação, a nota no Enem, tudo é válido para mostrar aquilo que você fez além das atividades escolares”, é o que Taís Targa explica.
As experiências, portanto, são o principal diferencial de um primeiro currículo, uma vez que o jovem ainda não passou por uma vivência profissional. No documento do currículo, é recomendável que elas sejam colocadas no item “resumo profissional” ou “resumo das qualificações”.
Esportes, teatro, projetos especiais e voluntariado são experiências que exercitam o trabalho em grupo, de comunicação e organização e que podem contribuir positivamente para a elaboração do seu primeiro currículo. Além disso, trabalhos em empresas júnior, prêmios e conquistas também são boas opções.
As habilidades devem ganhar um campo específico no documento. Por outro lado, é interessante que os cursos citados no currículo sejam relacionados com a vaga almejada. Isso evidencia que você já se preparou para o mercado de trabalho daquela área antecipadamente.
Por fim, caso o currículo seja enviado por e-mail, é importante escrever uma apresentação sucinta com nome completo, telefone, o seu endereço eletrônico e algumas informações sobre sua formação e domínio de idiomas. A recomendação é enviar o currículo anexado e preferencialmente em arquivo PDF.
Imagem: Reprodução / Getty Images
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!