Nos últimos anos, o processo de digitalização do processo de recrutamento e contratação por parte das empresas vem aumentando.
Antes vista como uma necessidade por causa da pandemia de Covid-19, hoje a contratação online se tornou um modo prático e rápido tanto para a equipe de RH quanto para quem está concorrendo a uma vaga.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
A contratação online consiste na digitalização do processo de recrutamento, seleção e contratação de um candidato. Ela também pode ser chamada de admissão digital.
Os sistemas utilizados rastreiam profissionais e também funcionam como um banco de dados com todas as informações para contratar uma pessoa, como documentos, anotações, testes online, entre outras. Tudo com a proteção da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A digitalização desse processo traz muitas vantagens, entre elas:
Cada empresa escolhe qual o melhor sistema para as suas necessidades. Assim, o processo de contratação pode variar de acordo com a plataforma escolhida.
A digitalização da contratação permite que mais candidatos sejam alcançados pelo processo seletivo. Os custos também são reduzidos e o processo fica mais ágil. Além disso, candidatos e empregadores possuem maior flexibilidade.
Outra vantagem é a possibilidade das entrevistas serem feitas por chamada de vídeo. Isso poupa o tempo do recrutador e do entrevistado, já que não é necessário fazer deslocamentos e o procedimento é otimizado como um todo.
Já participou de um processo seletivo online? Deixe sua experiência nos comentários!
Para saber tudo sobre empregos, além de vagas e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução / Getty Images
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!