Com a chegada do Natal e do Ano Novo, surge a preocupação em relação às reuniões sociais e ao aborrecimento causado por elas. A confraternização da empresa, por exemplo, costuma gerar bastante ansiedade, afinal pode custar o seu emprego.
Em entrevista à rádio CBN, no dia 12 de dezembro, o psicanalista Jorge Forbes lembra que o Natal e o Ano Novo “são datas em que todas as emoções estão à flor da pele”. Por isso, separamos algumas dicas para você se sair bem nesta época e enfrentar as festas do trabalho.
Primeiramente, é importante frisar que a participação na confraternização da empresa não é obrigatória. Afinal, o artigo 4º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que toda atividade de caráter obrigatório é considerada serviço efetivo.
Mas, antes de optar por não comparecer à festa de fim de ano da firma, considere os aspectos abaixo.
As habilidades sociais podem ser determinantes para o seu sucesso profissional. Assim, se você acabou de conseguir o emprego, ir à confraternização da firma pode te ajudar a construir boas relações com os seus colegas.
Se a festa da empresa acontece em um dia normal do serviço, você precisa estar presente para cumprir o seu turno. E veja pelo lado bom: você ainda será pago.
Mas, fique atento aos seus direitos: trabalhar no feriado é proibido. A não ser que haja a troca da folga ou o funcionário receba em dobro pelo dia.
Um funcionário que parece não estar contente nas festas da empresa pode ser pior do que o que não comparece. Além disso, esse é um momento para se divertir, então não se force demais.
Mesmo sendo um momento de descontração, você deve evitar excessos nas festas de fim de ano da empresa.
Na hora de escolher a roupa, mantenha o padrão de vestimenta do local onde trabalha. Você pode adicionar um pouco mais de acessórios para deixar o look festivo.
Abaixo, oferecemos algumas dicas para tudo correr bem na festa de fim de ano da firma.
Parece uma dica óbvia, mas nem todas as pessoas conhecem os seus limites. Às vezes uma taça de vinho é suficiente para o funcionário cometer uma gafe na festa da firma.
As festas de fim de ano são um momento de diversão. Trazer o assunto trabalho para as rodas de conversa pode ser estressante para os seus colegas.
Ao fazer publicações sobre a festa da empresa nas redes, você está usando a imagem da instituição. Portanto, preste atenção no conteúdo. Na dúvida, pergunte a outra pessoa se a postagem pode gerar algum problema.
Aqui, nós já falamos sobre o uso correto do Whatsapp no trabalho. Confira!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!