No verão de 2024, a cidade de São Paulo (SP) enfrenta o começo de ano mais quente dos últimos cinco anos, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os registros indicam que os primeiros 17 dias de janeiro apresentaram os amanheceres mais quentes desde 2019, quando o fenômeno climático El Niño também influenciou o ano.
A média de temperatura nas manhãs deste início de janeiro foi de 21,1 °C, em comparação com os 20,4 °C de 2019. Com isso, desde terça-feira (16), a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta, colocando a cidade em estado de atenção devido às altas temperaturas e à possibilidade de fortes pancadas de chuva.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informa que a instabilidade climática em SP está relacionada a áreas de baixa pressão atmosférica e à passagem de uma frente fria pelo litoral do estado, aumentando consideravelmente o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, além de deslizamentos de encostas em áreas de risco.
O sábado (20) iniciará com céu nublado, temperaturas em torno dos 22 °C e chuvas isoladas pela manhã, ganhando intensidade à tarde e no início da noite, caracterizando um dia instável e chuvoso, com temperaturas entre 22 °C e 26 °C e umidade do ar variando de 70% a 90%.
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!