No feriado da Proclamação da República, as dez piscinas públicas gerenciadas pela Prefeitura de Campinas permanecem fechadas, frustrando os moradores em meio à intensa onda de calor que afeta o Sudeste do Brasil.
A cidade registrou dois recordes consecutivos de aumento de temperatura nesta semana, atingindo 38,8 °C na segunda-feira e 39,1 °C no dia seguinte, conforme medido na estação Ciiagro do Taquaral.
Apesar da situação atípica e das altas temperaturas, as piscinas, que normalmente não são abertas em feriados, permanecem fechadas. O argumento do poder Executivo é que, nos feriados, os salva-vidas estão de folga, uma presença obrigatória por lei para o funcionamento das piscinas.
Além da falta de pessoal, outras questões prejudicam o acesso às piscinas nos dias de folga. Algumas estão sujas e abandonadas, como na Vila Proost de Souza, onde há desativação, e na Praça Ferdinando Panatoni, onde a água está repleta de folhas.
O urbanista André Blanco, morador de Joaquim Egídio, destaca a importância desses espaços para a saúde da comunidade, especialmente diante das mudanças climáticas. Ele ressalta que, apesar das promessas de reparo, a piscina em sua região ainda apresenta vazamento, aguardando uma reforma urgente.
A prefeitura informa que a contratação da empresa para a manutenção das piscinas está em fase de homologação, com previsão de conclusão do trâmite no início de dezembro. A filtragem das piscinas será melhorada com a aquisição de uma motobomba, que será entregue na próxima semana.
Em relação à piscina de Joaquim Egídio, que está com vazamento, a Prefeitura de Campinas afirma que será reativada após o reparo. Quanto à da Proost de Souza, foi desativada devido à baixa utilização pela população. Já a piscina na Praça Ferdinando Panatoni, apesar de ter água própria para uso, terá o acúmulo de folhas removido antes da reabertura, cuja data não foi informada.
Para os interessados, as piscinas em Campinas funcionam de quarta-feira a domingo, nos horários das 8h30 às 11h45 e das 14h às 16h45, em diferentes locais da cidade.
Imagem: Reprodução/Arayara.org
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!