Na última segunda-feira (11), a Câmara dos Deputados do Chile aprovou a redução da jornada de trabalho de 45 horas para 40 horas semanais.
A redução da jornada será feita de forma gradual no país, nos próximos 5 anos. Serão 44 horas semanais a partir de agora, 42 horas em 3 anos e 40 horas em 5 anos.
Saiba mais informações a seguir.
No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê que a jornada de trabalho durante a semana é de 44 horas.
Com a diminuição para 40 horas, seria possível trabalhar em 4 dias da semana ao invés de 5, como ocorre atualmente.
Estudos feitos sobre o tema comprovam que trabalhar menos traz mais benefícios ao funcionário. O projeto “4 Day Week Global”, realizado no Reino Unido entre julho e dezembro de 2022, mostrou que 91% das 61 empresas entrevistadas querem adotar a redução da jornada de trabalho. A alta taxa de aprovação permitiu que mais companhias ao redor do mundo considerassem esse novo método.
A pesquisa ainda revelou que 39% dos participantes afirmaram que o nível de estresse diminuiu e 48% se sentiram mais felizes com os seus empregos do que antes do teste.
No Brasil, algumas empresas já adotam esse modelo, no entanto, esse tipo de expediente ainda não está registrado na legislação do país.
Por ora, o que existe é a Medida Provisória (MP) Nº 680, de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), para auxiliar os trabalhadores na preservação do contrato, mediante flexibilização da jornada de trabalho e dos salários.
Para saber mais sobre o assunto e quais empresas já adotam o modelo no Brasil, clique aqui.
Para saber tudo sobre empregos, além de vagas e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!