Em relação à segurança no trabalho, o Brasil chamou a atenção em pesquisas recentes. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, o estado de São Paulo liderou o ranking de acidentes de trabalho nos últimos 10 anos, com mais de 2 milhões de registros.
A taxa de óbito por acidentes de trabalho também é preocupante. O Brasil aparece em quarto lugar na classificação de países com a maior taxa de mortalidade no trabalho, atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Isso reforça a importância das empresas investirem na saúde e segurança de seus colaboradores para reduzir o número de acidentes e mortes no trabalho.
O papel das empresas na prevenção de acidentes de trabalho é fundamental. De acordo com Thalita Souza, técnica de Segurança do Trabalho, elas podem proteger seus colaboradores seguindo as orientações da Norma Regulamentadora 1, que prevê o gerenciamento de riscos ocupacionais com foco na prevenção.
O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma importante ferramenta usada pelas empresas para promover a saúde e segurança no trabalho. Além dessa estratégia, é imprescindível realizar uma boa gestão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que servem como uma barreira de proteção, evitando acidentes de trabalho.
Apesar da extensa legislação e das diversas normas regulamentadoras para saúde e segurança do trabalho no Brasil, o país ainda sofre com uma alta taxa de acidentes laborais. Nesse contexto, uma boa Gestão de SST se torna indispensável para prevenir acidentes e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!