Benchmarking é uma ferramenta usada por empresas para verificar como estão se saindo em relação aos seus concorrentes. Receber um feedback sobre o que funciona no mercado é fundamental para o desenvolvimento de um negócio, independentemente do tamanho da companhia.
A partir dos avanços no marketing digital e das transformações do ambiente de negócios para o online, surge uma nova categoria para este tipo de avaliação de estratégias de empresas de um mesmo setor. É o que ficou convencionado chamar de benchmarking digital.
Saiba o que é o benchmarking e como ele pode ajudar no crescimento de uma empresa.
A tradução para benchmarking é "ponto de referência", ou seja, ele é um processo baseado na comparação. De modo geral, acontece quando empresas de uma mesma área analisam qual é o desempenho de seus serviços, produtos e processos em relação aos seus concorrentes.
Durante o processo, as empresas precisam definir os impactos que influenciam sua performance no mercado e criar métricas que funcionarão como pontos de referência para cada fator específico. Assim, a equipe pode trabalhar em iniciativas com o objetivo de melhorar a posição da empresa.
É fundamental entender que nem tudo o que um concorrente faz é o melhor. Portanto, alguns resultados do benchmarking podem até ser prejudiciais para a empresa. Logo, é importante fazer o uso correto do processo, que pode trazer inimagináveis benefícios e levar os negócios para o topo.
Entre alguns exemplos de atitudes corretas no benchmarking, estão:
O benchmarking também pode ser aliado ao marketing digital. Nesse sentido, os processos usados corretamente podem ajudar a melhorar a visibilidade da empresa na internet. Para isso, a ideia é entender como o mercado está utilizando estratégias digitais a seu favor.
Imagem: Freepik / freepik.com
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!