Manter 4 dias de trabalho por semana sem redução de salário pode ser a solução de várias queixas dos trabalhadores atualmente. Cada vez mais, as reclamações de cansaço e falta de tempo com a família afetam a produtividade dos empregados e acarretam problemas sérios de saúde, como a Síndrome de Burnout, resultante de estresse crônico no local de trabalho que não foi administrada com sucesso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um estudo feito pela “4 Day Week Global”, no Reino Unido, entre julho e dezembro de 2022, mostrou que 91% das 61 empresas entrevistadas, em diversos setores, querem adotar a redução da jornada de trabalho. A alta taxa de aprovação permitiu que mais companhias ao redor do mundo considerassem esse novo método.
O aumento da produtividade dos funcionários e o maior tempo de descanso são fatores importantes para adotar esse novo modelo. Segundo o estudo feito pela “4 Day Week Global”, 39% dos participantes afirmaram que o nível de estresse diminuiu e 48% se sentiram mais felizes com os seus empregos trabalhando 4 dias do que antes do teste.
A proposta não só anima quem já está empregado, mas também quem está à procura de serviço. As vagas com esse modelo de jornada tenderão a ser as mais procuradas no Brasil, o que ajudaria a diminuir o desemprego, consequentemente. Contudo, elas podem ser mais disputadas.
No Brasil, algumas empresas já adotam esse modelo, no entanto, esse tipo de expediente ainda não está registrado na legislação do país.
O que existe, por enquanto, é a Medida Provisória (MP) Nº 680, de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), para auxiliar os trabalhadores na preservação do contrato, mediante flexibilização da jornada de trabalho e dos salários.
Atualmente, algumas empresas brasileiras já adotam essa nova jornada. Confira algumas delas!
Na Zee.dog, uma marca que produz acessórios para pets, os funcionários não trabalham às quartas desde 2020. Isso permite um maior equilíbrio no meio da semana em conjunto com o descanso aos sábados e domingos.
Nessa agência de comunicação 100% online, os grupos se dividem entre os que trabalham entre terça e sexta e outros que trabalham de segunda à quinta.
A companhia de tecnologia, além de fornecer 4 dias de trabalho aos funcionários, também oferece auxílio de R$ 400 para consumo cultural.
Já pensou como seria trabalhar em apenas 4 dias na semana? Gostaria de ver essa mudança na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários!
Imagem: Freepik
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!