Um mês depois de começar o Projeto Ampara SP, uma ação complementar ao Serviço Especializado de Abordagem Social da cidade, a prefeitura afirma ter acolhido 1,6 mil pessoas em situação de rua. Os acolhidos foram encaminhados para vagas fixas em hotéis contratados pelo poder público paulista.
As equipes do projeto atuam 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, em locais da capital paulista previamente definidos. Já é possível perceber uma diminuição de abrigos improvisados na Praça do Patriarca e na Praça da Armênia. Saiba mais sobre o Ampara SP, organizado pela Prefeitura de São Paulo.
"Trabalhamos fortemente para dar abrigo a pessoas que vivem em situação de rua. A Prefeitura vai conseguir o número de vagas que for necessária até que ninguém precise dormir em barracas. Nossas ações oferecem atendimento médico, encaminhamento profissional", afirma o prefeito Ricardo Nunes.
Em um mês de operações, o projeto já efetuou 3.518 atendimentos através de uma equipe de arte-educadores, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e sociólogos. Nos hotéis, esses moradores têm direito a um acompanhamento psicológico e recebem gratuitamente quatro refeições por dia.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra, explica que "o Ampara SP vem conseguindo avançar nos resultados para acolhimento das pessoas em situação de rua. Considero que o projeto faz um trabalho complementar primordial a partir de profissionais tecnicamente multifacetados".
A abordagem do projeto é o fortalecimento do vínculo socioafetivo e da confiança com o objetivo de fazer os encaminhamentos ganharem escala. A costureira Angélica Alves, por exemplo, morava em condição de rua no bairro de Santana, Zona Norte da capital, e é uma das acolhidas pelo Ampara SP.
O projeto conta hoje com 46 técnicos especializados, dos quais 20% contam com trajetória de rua e 10% são LGBTQIA+. No período da Operação Baixas Temperaturas (OBT), a ideia é que as equipes reforcem seu trabalho para ampliar ainda mais a adesão das pessoas que vivem nas ruas da cidade de São Paulo.
Imagem: Reprodução/G1
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!