As MPE (micro e pequenas empresas) foram as principais responsáveis por gerar empregos formais no país.
Em fevereiro deste ano, 206.697 dos 241.785 empregos criados foram pelas MPEs, o que corresponde a 85,5%.
Saiba mais a seguir.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que houve queda de 6,4% em relação a fevereiro de 2022. Na ocasião, as micro e pequenas empresas geraram 220.775 novos postos de trabalho.
Mesmo com a queda, os números mostram a importância das MPEs quando o assunto é geração de emprego. Com os dados totais de 2023 divulgados até agora, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por criar 83% das 326.356 ocupações geradas no ano.
Depois das micro e pequenas empresas, o setor de Indústria de Transformação foi o segundo colocado no quesito geração de empregos com o total de 37.429 vagas.
O setor da Construção vem logo em seguida, com uma geração de 22.600 novos postos. Já no setor comercial houve saldo negativo, com -1.344 novos empregos gerados.
No ano de 2022, aproximadamente 8 em cada 10 empregos criados no país foram criados pelas MPEs. No total, mais de 2 milhões de novos empregos foram gerados no Brasil. Desses, 1,6 milhão foram criados pelas MPEs, representando cerca de 78,4%.
Em 2021, a participação das MPEs foi menor em relação ao ano anterior: 77%.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou ao portal da entidade:
"Os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, gerando renda e contribuindo para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, explicou.
Para saber tudo sobre vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Divulgação / Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!