Veja como elaborar um currículo atraente

Veja como elaborar um currículo atraente

A concorrência na busca por um emprego já começa com a apresentação do currículo. Sabendo-se que as empresas recebem milhares de apresentações dos candidatos e suas habilidades, como se diferenciar? Saber elaborar um currículo atraente é a primeira atitude para você deixar muitas pessoas para trás. Como? 

É o que vamos mostrar neste post por meio de dicas imperdíveis que o ajudarão a conquistar a recolocação ou o primeiro emprego. Confira! 

Transforme parágrafos em listas        

A leitura atraente é um requisito primordial que deve conter em seu currículo. Portanto, evite os grandes blocos de textos. Priorize as listas de frases ou bullet points, pois eles auxiliam na legibilidade, fazendo com que o recrutador não fique cansado ao ler as suas habilidades e formações. 

Priorize uma diagramação clean   

A diagramação já traz uma característica da sua personalidade. Para se diferenciar da concorrência, opte por um visual atraente, com fontes sóbrias e fáceis de ler. Fontes como Arial e Times New Roman são bem indicadas tão quanto o espaçamento de 1,5 entre os parágrafos. 

Assim, o seu currículo vai ficar bem apresentável. Dependendo da função, é importante inserir uma foto. A dica é sempre manter a oxigenação da página.  

Seja objetivo

Na hora de elaborar um currículo atraente, o menos é mais. Seja objetivo em suas colocações e respeite às normas da Língua Portuguesa. Faça uma apresentação resumida das informações importantes sobre você e das suas habilidades. Leia após escrever e analise se está coerente e coeso o texto. 

Escolha palavras-chave da sua área 

Geralmente, os recrutadores fazem uma leitura dinâmica dos currículos, percorrendo rapidamente os olhos pelo documento. É nessa hora que expressões da sua área que revelem suas habilidades podem fazer a diferença. Nomes de sistemas, linguagens, projetos, certificados, intercâmbios já chamam a atenção. 

Insira o que é mais importante primeiro      

Ao elaborar um currículo, priorize sempre as informações mais relevantes em relação a vaga. A primeira página deve conter todos os dados da sua formação, experiências, qualificações, contatos e aspectos que o diferencia dos demais. 

Revele um traço da sua personalidade 

Atividades extracurriculares são bem-vindas, inclusive como traços da personalidade. Assim, insira algum hobby, trabalho voluntário, algum ponto de sua personalidade que se destaque, como criatividade, por exemplo. Mas lembre-se sempre de evitar autoelogios. 

Dessa maneira, certamente você estará se destacando frente a concorrência. Revise o documento e, se possível, peça para algum amigo ler para observar se encontra algum erro. Trata-se de uma atitude que ajuda a evitar possíveis percalços que possam comprometer a sua entrada em uma empresa, como um erro grave de português, por exemplo. No mais, seja positivo e acredite em suas habilidades profissionais e pessoais com foco na vaga almejada! 

E você, ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

Fechar Menu